As aulas de educação física nem sempre atraem as atenções de todos os alunos, especialmente por normalmente focarem apenas em alguns esportes (futebol, vôlei ou basquete), deixando outras modalidades de lado, e também por ter exercícios que nem sempre são atraentes e divertidos.

Por este motivo, cada vez mais professores de educação física passam a buscar por alternativas para tentar tornar suas aulas mais divertidas e atraentes para todos os alunos, especialmente para os alunos que simplesmente não conseguem ver divertimento em jogos convencionais e em exercícios convencionais.

Portanto, neste artigo, nós vamos conhecer uma modalidade cujas origens remetem a tempos medievais, mas que é tão desconhecida da maior parte das pessoas que talvez seja encarada como uma novidade extravagante: o punhobol, uma modalidade que pode ser a alternativa para deixar as aulas de educação física mais alegres e produtivas.

Origens medievais

Punhobol

O punhobol, que também é conhecido em alguns países como faustebol, é um jogo que tem origens controversas e um tanto nebulosas, exatamente como o famoso e popular futebol.

Pesquisadores indicam que o punhobol tem origens nos jogos que eram praticados na região onde hoje fica a Itália, durante a Idade Média, onde era praticado pelas ruas das cidades da época por pessoas de todas as idades.

No entanto, como sempre ocorre com este tipo de esporte, o punhobol só foi conhecer algo próximo de uma regulamentação, com a criação de algumas regras, na Alemanha, durante o século XX.

Depois disto, o punhobol acabou por ser levado a países com presença de populações germânicas, como a Áustria e a Suíça, e para países que possuíam colônias de alemães, como o Brasil, por exemplo.

Por aqui, o punhobol é praticado nos estados do sul, onde há forte presença de descendentes de imigrantes alemães, com grande sucesso e aceitação por parte das pessoas, especialmente entre os mais jovens.

Punho Bol

Como funciona?

O punhobol guarda algumas similaridades com o vôlei, especialmente por conta da presença de uma rede que divide a quadra, por ter sets e também pelo fato de que ele também se trata de um esporte coletivo.

No entanto, há regras distintas, já que a quadra é de grama, os movimentos permitidos só podem ser feitos com os punhos ou com o antebraço (com a mão aberta) e sempre depois de a bola quicar na quadra.

Também o saque é diferente, já que é feito a partir da linha central, de dentro da quadra e mais próximo da rede.