Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » 5º ano fundamental » Os seres vivos e o meio ambiente
03/09/2012 16:45

Os seres vivos e o meio ambiente

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

O equilíbrio do fluxo de energia solar e os elementos básicos (ar, água, terra), e a relação dos seres vivos entre si e destes com os demais elementos da natureza, garantem a dinâmica vital da biosfera.

O conjunto de seres vivos, interagindo entre si e com os fatores ambientais, formam os ecossistemas dos lagos, dos oceanos, das florestas, dos desertos… até de uma pequena gota d’água.

Todos os seres vivos precisam de energia para produzir as substâncias necessárias à manutenção da vida e a sua reprodução. Dependendo de sua natureza, os seres vivos obtêm a energia basicamente de duas maneiras.

Os vegetais e as algas unicelulares, seres clorofilados, obtêm a energia de que necessitam diretamente do Sol, pelo processo denominado fotossíntese.

Como acontece a fotossíntese

A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta. A luz do sol, por sua vez também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância que dá a coloração verde das folhas. Então a clorofila e a energia solar transformam os outros ingredientes em glicose. Essa substância é conduzida ao longo dos canais existentes na planta para todas as partes do vegetal. Ela utiliza parte desse alimento para viver e crescer; a outra parte fica armazenada na raiz, caule e sementes, sob a forma de amido.

A fotossíntese também desempenha outro importante papel na natureza: a purificação do ar, pois retira o gás carbônico liberado na nossa respiração ou na queima de combustíveis, como a gasolina, e ao final, libera oxigênio para a atmosfera.

As plantas como fonte de energia 

A fotossíntese é uma das principais fontes de energia da natureza, não só para os vegetais, mas para vários outros seres vivos. Sendo assim, os vegetais estão na origem da cadeia alimentar fornecendo para os animais, entre eles, o homem.

A energia acumulada nas plantas é também aproveitada pelo homem através da queima do petróleo, da lenha e do carvão.





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.