Digite o que você quer buscar:  
01/06/2012 11:36

Pontos Cardeais

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Como o próprio nome diz: são pontos e significam pontos principais ou pontos de referência. Através deles é possível localizar qualquer lugar sobre a superfície da Terra, são eles: o Norte e o Sul que apontam na direção dos pólos terrestre; o Leste e o Oeste que apontam para o lado do nascer e do por do Sol, cruzando a linha Norte-Sul. CUIDADO, o Leste e o Oeste não apontam sempre para o ponto onde o Sol nasce ou se põe e sim para o lado do nascente ou lado do poente. Durante o ano, o Sol nasce em pontos diferentes do lado do nascente e se põe em pontos diferentes do poente. Por isso, não podemos dizer que o Sol nasce sempre a Leste e se põe sempre a Oeste. Dependendo da época do ano a diferença, entre o nascente (ponto onde o Sol nasceu) e o Leste verdadeiro, é grande.
Todos os lugares para onde você se deslocar possuem um ponto de referencia. Nas estradas, existem sempre sinais indicativos, como seguir em frente, vire à direita e outros.
Ao pedir uma informação, você verá que também existe um ponto de referência: perto daquela casa amarela, em frete daquela praça.
Isso tudo acontece para que possamos nos localizar em um determinado espaço.
Durante a noite as estrelas servem como ponto de orientação. De dia, é o sol. Ele aparece sempre de um lado da Terra e desaparece do lado oposto. 

Vamos descobrir onde ficam esses pontos? Faça assim: Estenda o braço direito para o lugar onde o sol pode ser visto ao amanhecer. Nessa direção está o Leste.
Levante o seu braço esquerdo e nesse sentido estará o Oeste. À sua frente você encontrará o Norte. Atrás de você estará o Sul.
Norte, Sul, Leste e Oeste são os pontos cardeais, que nos orientam. 





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.