Digite o que você quer buscar:  
01/06/2012 11:36

Os répteis

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Os répteis tiveram origem a partir dos anfíbios e deram origem às aves e aos mamíferos. São animais de grande importância na manutenção do equilíbrio ecológico.

São animais vertebrados de sangue frio, que necessitam do calor do ambiente para regular sua temperatura corpórea. Por isso, . permanecem pouco ativos a maior parte do tempo. Entre eles estão serpentes, lagartos, tartarugas, jacarés e a tuatara (natural da Nova Zelândia). 

Embora muitas pessoas tenham medo dos répteis, a grande maioria é inofensiva ao ser humano. Alguns como certos lagartos e lagartixas, são tão pequenos que cabem na palma da mão. Outros, como os jacarés, passam de 2 metros quando adultos.

Os répteis se alimentam de insetos, frutos, ovos e pequenos vertebrados. Eles são na maioria predadores e seus sistemas digestivos são simples na boca têm pequenos dentes, a língua é desenvolvida e pode ter a ponta partida em duas, nas cobras venenosas há dentes especiais para injetar veneno. Eles são ovíparos, enterram seus ovos em ninhos, em buracos no solo e depois de algum tempo de incubação nascem os filhotes que são independentes. 

Cobras
As cobras são répteis sem patas, pertencentes à sub-ordem serpentes, bastante próximos dos lagartos.
A jibóia é uma das maiores cobras que existe. Ela chega a medir 8 metros de comprimento. Não é uma cobra venenosa, mas sua mordedura dói e pode causar infecção. Existem outras espécies, como a cascavel, que possuem veneno muito forte. Quando essas cobras picam, elas injetam o veneno por meio de suas presas. Todas as cobras, mesmo as venenosas, são muito importantes para a natureza. Elas ajudam a controlar a população de ratos, quando se alimentam deles.

Largatos
Os lagartos vivem em matas, em pequenas cavernas, em arvores, desertos e enterrados no solo.

Jacaré
O jacaré é um predador, que caça aves, peixes e mamíferos. Eles se apresentam muito nas margens dos rios, onde repousam. Nesta espécie as fêmeas que guardam os ovos até eles se eclodirem, virando pequenos jacarés. O corpo deles, como os crocodilos são recobertos por placas.

Muitas espécies, como as tartarugas marinhas, estão ameaçadas de extinção e sua sobrevivência, hoje, depende de todos nós. 





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.