Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » 3º ano fundamental » A camada de ar que envolve a terra
01/06/2012 11:36

A camada de ar que envolve a terra

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

                              

                                                                   

                                                                         

                                 

Podemos definir a atmosfera como sendo uma fina camada de gases sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa à Terra pela força da gravidade. Visto do espaço, o planeta Terra aparece como uma esfera de coloração azul brilhante, mas estamos na verdade enxergando a atmosfera toda iluminada pelo Sol. A luz do Sol é formada por todas as cores do arco-íris. Essas cores misturadas formam a luz branca. Quando a luz do Sol alcança a atmosfera, difunde-se (espalha-se) em todas as direções, refletindo mais a cor azul da luz solar. Essa é a razão por que o ar parece azul quando olhamos para o céu.

Importância da atmosfera 

A atmosfera serve de imenso escudo que protege a Terra da violência dos raios solares, absorvendo as radiações de ondas curtas mais perniciosas. À noite, funciona como teto de vidro de uma gigantesca estufa, conservando o calor do dia e impedindo que ele se perca todo no espaço.
Se não existisse a atmosfera, não haveria animais nem plantas. Todas as características do mundo, tal como o percebemos, e o próprio ambiente terrestre, dependem essencialmente do ar. Sem a atmosfera, não haveria vento, nuvens ou chuva. Não haveria céu azul, nem crepúsculos ou auroras. Não existiria o fogo, pois toda combustão resulta da união do oxigênio com as substâncias que queimam. Não existiria o som, pois o que chamamos de som é a vibração das moléculas de ar contra o tímpano. Sem ar, enfim, as plantas não poderiam nascer e crescer.
Além de a atmosfera ser uma camada de ar, que filtra parte da energia do Sol, ela também diminui a ação dos meteoritos – corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera terrestre. A Lua, como não tem atmosfera, recebe impactos de meteoritos, que produzem em seu solo grandes crateras. 
        

                                 

LUA 

TERRA

                                                                                                                                                                                                          
Além disso, a atmosfera ajuda a manter a temperatura adequada e a preservar a umidade, ambas necessárias à vida.
Vamos ver como isso ocorre.
Durante o dia, a camada de ar protege os seres vivos, filtrando os raios luminosos. Durante a noite, a camada de ar impede que os ambientes terrestres se esfriem rapidamente. 

Como a Terra se aquece 

Na natureza, é o Sol que aquece a Terra, ocasionando temperaturas diferentes: mais quentes ou mais frias. Estas temperaturas dependem da incidência dos Raios do Sol sobre as regiões e do tipo de material existentes nelas. 

                                        

DIA

NOITE

                                                             
                                                                                                                                                       





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.