Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » 2º ano fundamental » A poluição da cidade
01/06/2012 11:14

A poluição da cidade

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

As cidades são os centros de trabalho e moradia da maioria das pessoas do mundo. Algumas chegam a ter milhões de habitantes! 
Para abastecer e abrigar esse mundão de gente, consumimos energia, exploramos muitos recursos naturais e produzimos um montão de lixo.
É aí que mora o problema. A ação do homem é perigosa, pois é feita em grandes proporções. As fumaças das indústrias, das queimadas e dos carros das grandes cidades enchem o céu de gases tóxicos. Os esgotos não-tratados e o lixo produzido por indústrias e por milhões de pessoas contaminam a água e o solo. 

Poluição do ar
Sem perceber, você já deve ter sentido a poluição do ar. É aquela fumaça malcheirosa e escura que faz o céu mudar de cor e a gente ter dificuldade para respirar. Os carros e as fábricas são os principais responsáveis pela contaminação do ar: os gases que saem dos escapamentos são responsáveis por 40% da poluição nas grandes cidades

Poluição das águas
Mais da metade esgoto do Brasil é lançado em rios e no mar. No país falta saneamento básico e redes de tratamento de esgoto. Deveria ter uma rede de canos para levar a água suja das casas para grandes centrais de tratamento.
Nessas centrais, o esgoto é tratado com produtos químicos que separam a água da sujeira. A água poderia ser então reaproveitada para indústrias, e não iria poluir o meio ambiente. A poluição dos rios e mares não é só ocorrida pela falta de saneamento básico, diariamente pessoas poluem mares e rios com lixos e objetos. Os rios sujos, cheios de entulho, e o mar poluído ficam impróprios para banhos ou mergulhos. Tomar banho em praia suja pode deixar as pessoas doentes. Água poluída pode causar doenças como micoses e diarréia.

Poluição visual 
Muitas placas, outdoors, cartazes e pichações é o que provoca a poluição visual.    

Poluição sonora
Muitas avenidas das cidades são barulhentas, buzinas, ruído de motores e escapamentos, máquinas e pessoas gritando, tudo isso provoca a poluição sonora.    
 

 


Recomendados para você

Comentários