Colégio Web

Classificação dos erros

Publicidade

Classificação dos erros: 
Com relação aos erros, podemos dizer que eles são classificados em três categorias. Vejamos: 

1- Erros grosseiros ou enganos; 

2- Erros acidentais ou fortuitos; 

3- Erros sistemáticos ou constantes.
Vejamos a seguir cada um deles: 
Erros grosseiros: 

Estes erros ocorrem na maioria das vezes pela falta de experiência e de atenção da pessoa que está realizando a medição. Vejamos um exemplo:
Se uma pessoa não conhece o sistema métrico para poder efetuar a medição do comprimento do cano de um fuzil, ela pode errar feio, pois se ela medir esse cano e disser que ele mede 50 metros, logo de cara estará errado, por que não seria 50 metros e sim 50 cm. Isso ocorre, pois a pessoa que realizou a medição, não tem conhecimento da utilização do metro no padrão de medida. 

Erros acidentais 
Estes erros ocorrem pelo fato de existirem algumas causas indeterminadas prejudicando assim as medidas imprevisívelmente. 

Podemos dizer que estes erros são inevitáveis, pois eles resultam em várias causas impossíveis de se prever, como as variações de temperatura ambiente, tremores de terra, variação do estado higrométrico do ar e também como a variação da pressão atmosférica.

Erros sistemáticos 
Estes erros ocorrem pelo fato de haver defeitos no instrumento de medida, do modo que ele é utilizado e do observador também. 

O amperímetro é considerado um instrumento que serve para medir a intensidade das correntes elétricas. A sua resistência é considerada pequena, perto dos valores das resistências habituais. 

Quando uma pessoa usa o amperímetro ela deve observar se o ponteiro está coincidindo com o zero da escala, porém se não estiver ela deve imediatamente fazer o ajuste. 

Caso a pessoa esqueça de fazer o ajuste, quando ela ligar o aparelho e começar a fazer a medição, conseqüentemente os resultados das medidas estarão sistematicamente errados, pois os valores que serão obtidos serão maiores que os resultados reais.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados