Quem disse que pra aprender bem e com qualidade é necessário sentar em frente à lousa e copiar no caderno tudo o que a professora escreve? A tecnologia também invadiu as escolas e esse negócio de papel e lápis é coisa do passado. Algumas escolas já usam os meios para se aprender como os Tablets, esses aparelhinhos tão pequenos, mas que armazenam tanta matéria que fica quase que ideal para o aluno aprender.

Eles chegaram nas salas em aulas em 2010 e em algumas escolas passaram a ser considerados material escolar, item obrigatório dentro da mochila.

Uma pesquisa realizada pela Abilene Christian University – ACU, no Texas, Estados Unidos, mostrou que o rendimento dos alunos que usam o dispositivo móvel aumentou 25% com relação aos alunos que usaram o método tradicional de lápis e papel nas anotações.

Uma das vantagens de usar o Tablet como material de apoio é que as crianças não teriam mais a necessidade de carregar muito material impresso (o que acontece na maior parte das escolas) e que causa lesões futuras na saúde corporal das crianças. Além de mobilidade para os estudos e satisfação e desenvoltura no aprendizado.

Segundo o professor de Tecnologia da Universidade de Harvard, Christopher Dede:

“Não há por que temer o uso do tablet no ensino dos jovens”. Graças a dispositivos como esse, é possível, pela primeira vez, unir de maneira integrada o mundo dentro e fora da escola. Esses equipamentos são portáteis, permitem consumir, produzir e compartilhar conteúdos como textos, fotos e vídeos, possibilitam interatividade e conexão à internet. Tudo isso pode significar uma transformação para as escolas”.

O professor e o Tablet

O Tablet só será melhor aproveitado em sala de aula, se o professor aceitar e estiver preparado para tal tecnologia, ou seja, ele teria de aprender a manusear o aparelho para que ele se torne um material pedagógico positivo.

Existem escolas que fazem uma tabela periódica interativa, na qual os alunos de 14 anos da 9ª série interagem com representações gráficas dos elementos químicos, exibidos em movimento e até em terceira dimensão.

E, outras escolas usam o Tablet como ferramentas de arquivos, salvam infográficos, vídeos, arquivos em PDF, animações e exercícios.

Além disso, as escolas de ensino à distância estão cada vez mais investindo nessa novidade, dando alternativas do aluno estudar totalmente online, sem nenhum tipo de contato com papel e lápis, inclusive as provas e os exercícios são pelo tablet.

E ai? Você concorda e já tem esse aparelho em sua escola? Estudaria somente pelo tablet? Lembrando que o projeto estará oficialmente nas escolas em com conteúdo específico só em 2015 (nas escolas), mas em outras instituições de cursos à distância ele está sendo usado sempre.