Colégio Web

Práticas de sustentabilidade

É dever da educação preparar alunos que conservem condições de vida favoráveis e responsabilidade social para que se tornem mais independentes.

Publicidade

É dever da educação preparar alunos que conservem condições de vida favoráveis e responsabilidade social para que se tornem mais independentes.

Atualmente o tema sustentabilidade está em alta e diz respeito a todos os seres vivos do planeta.

Existem diversas teorias sobre as práticas de sustentabilidade, mas resumidamente, praticar a sustentabilidade é respeitar o meio ambiente, visando diminuir todos os tipos de poluição, seja por meio de combustíveis, uso de sacolas plásticas, acúmulo de lixos no meio ambiente, entre outros. Apesar de importante essas medidas, somente ser ecologicamente correto não é o suficiente. A continuidade dos aspectos culturais, sociais, econômicos, físicos e ambientais do planeta depende de ações socialmente justas, economicamente cabíveis e culturalmente aceitas.

As práticas educativas que estimulam as atitudes ecologicamente corretas (reduzir, reutilizar e reciclar) precisam atingir desde uma simples vila até o âmbito mundial. Com isso, é preciso trabalhar o tema desde os anos iniciais na escola, dando condições (recursos e meios) para que os alunos possam praticar o aprendizado, com objetivo de ensinar a importância de atitudes de preservação, possibilitando que as próximas gerações não sofram com a devastação ambiental.

Na escola, com um bom planejamento, é possível abordar o tema em ações que podem ser trabalhadas no dia a dia: mostrar a importância de se jogar o lixo no lixo (preferencialmente separando-os por tipo de material); trabalhar a reciclagem (reaproveitamento do material para confecção de um novo produto); reutilização dos materiais (utilização do produto mais do que uma vez); trabalhar com maquetes (comparando um ambiente que se preserva e outro que não); apontar a insuficiência dos lixões para armazenagem de tudo que descartamos; utilizar técnicas de plantio (cultivação de plantas e alimentos); reaproveitamento de cascas de frutas (para consumo ou adubo); e ainda trabalhar a importância da utilização de transportes naturais (bicicleta) e uso de veículos biodegradáveis ou ecologicamente sustentáveis para transporte de passageiros.

Todas as ações realizadas em prol da qualidade de vida podem ser doadas para instituições de caridade e ainda comercializadas, garantindo, em muitos casos, o sustento da família.

Tudo isso é enriquecedor para o homem em si e quando trabalhado de forma eficaz no ambiente escolar, além de proporcionar prazer ao aluno, estimula o saber e o aprender e traz resultados rápidos e satisfatórios que são praticados em todos os ambientes frequentados por eles. As crianças gostam e se sentem úteis na realização dos trabalhos, com o tempo começam a perceber que o que está sendo feito na escola pode ser praticado em casa com seus familiares e isso traz um ponto positivo tanto para educação quanto para a sociedade.

O Educador deve mostrar que através da transformação é possível sobreviver, arrecadar verbas e viver em um ambiente mais saudável. O trabalho realizado de forma conjunta (em pequenas ações) é uma das formas mais eficazes de evolução e, se cada um fizer a sua parte com responsabilidade, certamente teremos a tão sonhada qualidade de vida.

Algumas universidades já incluem o tema “conservação do meio ambiente” em seus cursos, como: Desenho Industrial, Agricultura, Engenharia Florestal, Comunicação e Gestão para a Sustentabilidade, entre outras. Além disso, existem diversos cursos que incentivam o desenvolvimento sustentável, como Gestão Ambiental, Controle Ambiental e Saneamento Ambiental, que ajudam a promover um ambiente urbano ecologicamente equilibrado, melhorando a vida da sociedade, trazendo produtos de alta qualidade e com preços mais baixos.

Transformar o mundo não é fácil, mas também não é impossível, então, que tal começar a fazer sua parte a partir de agora?

Cursos Online

Conheça alguns cursos que o iPED preparou exclusivamente para você que quer ajudar a transformar o nosso planeta em um mundo melhor tanto para você como para as novas gerações.

Clique no link para conhecer e escolha o curso que mais combina com seu perfil:

Práticas de Sustentabilidade: https://www.iped.com.br/administracao/curso/praticas-de-sustentabilidade

Direito Ambiental: https://www.iped.com.br/direito/curso/direito-ambiental

Licenciamento Ambiental: https://www.iped.com.br/direito/curso/licenciamento-ambiental

Auditoria Ambiental: https://www.iped.com.br/administracao/curso/auditoria-ambiental

Ecoturismo: https://www.iped.com.br/evento-turismo-e-hotelaria/curso/ecoturismo

ISO 14001: https://www.iped.com.br/administracao/curso/iso-14001

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados