Colégio Web

Substâncias

Publicidade

Substâncias e Misturas

QUÍMICA

É a ciência que estuda as substâncias, determinando as suas propriedades físicas (cor, ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, etc.), as transformações dessas substâncias em outras, bem como a energia envolvida nesses processos.

FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS

Um fenômeno físico ocorre sem que a substância transforme-se noutra substância; já um fenômeno químico é aquele que ocorre com a transformação de substância numa nova substância.

Portanto, num fenômeno físico, as substâncias existentes antes e depois da transformação são as mesmas. Num fenômeno químico, as substâncias existentes antes são diferentes das existentes depois da transformação.

A evaporação do álcool é um fenômeno físico: o álcool líquido passa para a forma de vapor. O azedamento do vinho é um fenômeno químico: o vinho é transformado em vinagre. O álcool existente no vinho é transformado em ácido acético, principal constituinte do vinagre.

MATÉRIA E ENERGIA

Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Exemplo: pedra, madeira, ar, água, etc. Uma porção limitada de matéria é chamada de corpo (ex.: pedaço de madeira).

Energia é a capacidade de realizar trabalho, podendo apresentar-se na forma de energia calorífica, elétrica, cinética, mecânica, luminosa, potencial, nuclear e química.

SISTEMAS

É a parte do universo físico cujas propriedades estão sob investigação científica.

Sistema aberto: pode trocar matéria ou energia com o meio ambiente.

Sistema fechado: pode trocar energia, mas não pode trocar matéria com o meio ambiente.

Sistema isolado: não pode trocar matéria nem energia com o meio ambiente.

Sistema homogêneo: apresenta aspecto visual uniforme e mesmas propriedades em toda a sua extensão. O sistema homogêneo ou é uma mistura homogênea ou é uma substância pura nu único estado físico. (Ex.: água + álcool).

Sistema heterogêneo: não apresenta as mesmas propriedades em toda a sua extensão. O sistema heterogêneo ou é uma mistura heterogênea (Ex.: água + areia) ou é uma substância pura em mudança de estado físico. (Ex.: água + gelo).

Substância Pura

É todo material com as seguintes características:

a) Unidades estruturais (moléculas, conjuntos iônicos) quimicamente iguais entre si

b) Composição fixa, do que decorrem propriedades fixas, como densidade, ponto de fusão e de ebulição, etc.

c) A temperatura mantém-se inlterada desde o início até o fim de todas as suas mudanças de estado físico (fusão, ebulição, solidificação, etc.)

d) Pode ser representada por uma fórmula porque tem composição fixa.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados