Colégio Web

Mudanças de estado físico

Publicidade

As mudanças de estado físico

A fusão é quando ocorre a passagem do estado sólido para o líquido, para isso é necessário esquentar o material.

A solidificação é quando acontece a passagem do estado líquido para o estado sólido, para isso o material deve ser resfriado.

A vaporização é quando ocorre a passagem do estado líquido para o estado gasoso, ela pode ocorrer através de três formas:

– Através da evaporação: o líquido passa pelo processo de vaporização de forma bem devagar até alcançar a temperatura ambiente.

– Através da ebulição: o líquido passa pelo processo de vaporização de forma acelerada, promovendo a formação de bolhas devido ao aquecimento.

– Através da calefação: o líquido passa pelo processo de vaporização de forma muito acelerada, devido a alta temperatura acima da temperatura necessária para a ebulição.

A condensação: ocorre quando um material que está no estado gasoso, passa para o estado líquido, acontece com o resfriamento dos vapores.

A sublimação: ocorre quando um material que esta no estado sólido, passa para o estado gasoso, um exemplo dessa passagem é o gelo seco. A inversão desse processo é o chamado de ressublimação.


Gelo seco

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados