Colégio Web

Fotosfera

Publicidade

A fotosfera é uma camada bastante estreita, com cerca de 500 km de espessura, apresentando uma temperatura de cerca de 5800K e uma diminuição considerável da densidade (~ 5 x 1015 cm-3) quando comparada às camadas mais internas. Uma densidade menor favorece a diminuição da opacidade, permitindo que a radiação se propague livremente. 

Granulação 

A granulação solar é formada no topo da zona convectiva, região em que as chamadas células de convecção (massas de gás quente) crescem em tamanho e transportam, por convecção, energia que será dissipada na fotosfera. Com o esfriamento, os gases voltam a descer pelas paredes escuras das células. Observam-se na fotosfera grânulos brilhantes rodeados por contornos mais escuros. Esses grânulos têm cerca de 700 km de diâmetro e são transientes, com tempo de vida médio de vários minutos.

Variação de Temperatura 

A temperatura efetiva do Sol é dada pelo brilho superficial do disco solar como um todo, porém a distribuição de temperatura sobre o disco fotosférico não é uniforme. Nas bordas do Sol ocorre uma diminuição de brilho definida como obscurecimento de limbo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados