Colégio Web

Arcturus

Publicidade

Mas Sirius, se comparada à grande Arcturus, também não é tão grande assim. Observe esta comparação:

Arcturus é a estrela mais brilhante no hemisfério Norte. Embora emita 180 vezes mais energia do que o Sol, ela parece somente 110 vezes mais brilhante, pois grande parte da luz que emana é infravermelha e invisível ao olho humano. 

A estrela Arcturus (ALF BOO) é a primeira estrela da constelação de Boötes(formada por 14 estrelas ao todo). Pertence a classe K dos sistema de classificação estelar proposto por Anne Jump Cannon. O tamanho de Arcturus é aproximadamente 30 vezes maior que o do Sol, e sua temperatura chega aos 5.000.000 K (aproximadamente 4.999.726,85 ºC). É considerada como uma das estrelas que mais tende a durar (cerca de 9.3 bilhões de anos a mais) devida a sua magnitude média (magnitude aparente de -0,04 e uma magnitude absoluta de 0,2). Antigamente estava classificada como uma Gigante Vermelha, mas na reclassificação proposta pela NASA é considerada atualmente como uma média alaranjada. Está cerca de 33 anos-luz do sistema solar e é uma das estrelas mais brilhantes ao céu terrestre.

Arcturus possui o mesmo nome do antigo grego Arktouros, que significa “guardião do urso”, porque é a estrela mais brilhante próxima às Ursas Maior e Menor. 

Na astrologia, Arcturus é considerada a estrela regente sobre o signo de Libra. 

Mas se compararmos Arcturus com imensa Antares, veremos uma grande diferença.

Antares está  está distante 600 anos-luz da Terra, esta estrela é 700 vezes maior que nosso sol e brilha 10 mil vezes mais forte. Localiza-se no centro da constelação do Escorpião, e devido à sua coloração avermelhada, alguns astrônomos a chamam de Coração do Escorpião. 

Nesta escala, o Sol chega a ser invisível. mu Cephei (constelação da Cefeida) tem um brilho aparente fraco mas é uma das maiores estrelas conhecidas, com diâmetro comparável ao diâmetro da órbita de Saturno. 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados