Colégio Web

Sistema Nervoso Central

Publicidade

Cérebro

É a porção mais desenvolvida do encéfalo e constitui 85% a 90% da massa encefálica. 

Sua superfície é intensamente pregueada, marcada por sulcos e giros cerebrais. É dividido em hemisférios (direito e esquerdo)

O cérebro é dividido em lobos denominados frontal, parietais, temporais e occiptais. Cada lobo está relacionado ao controle de uma determinada função orgânica.

Tálamo e hipotálamo

O tálamo compreende duas massas ovóides de substância cinzenta encaixadas na base do corpo caloso (conexão entre os hemisférios cerebrais). Acredita-se que o tálamo serve como uma estação integradora e retransmissora de impulsos nervosos para as regiões do cérebro onde devem ser processadas. Também atua na regulação do estado de consciência, alerta, atenção e controle das emoções.

O hipotálamo é de formato semelhante a um grão de ervilha localizado na base do cérebro e está relacionado ao controle da homeostase.

Mesencéfalo

Localiza-se após o tálamo e o hipotálamo e está relacionado à recepção e coordenação do grau de contração dos músculos e postura corporal.

Ponte

É constituída principalmente por fibras nervosas que ligam o córtex cerebral ao cerebelo. Sua função está ligada à coordenação dos movimentos dos olhos, do pescoço e do corpo, além de estar ligada à tensão dos músculos.

Cerebelo

Fica entre a parte posterior do cérebro e a ponte. Liga-se ao córtex cerebral, ao tronco encefálico e à medula espinhal por inúmeras fibras nervosas. Sua função está ligada à coordenação dos movimentos e orientação da postura corporal. Também recebe informações auditivas e visuais.

Medula oblonga

É a última porção do encéfalo; é dilatada e localiza-se no início da medula espinhal. Sua função está relacionada ao batimento cardíaco e aos movimentos respiratórios.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados