Colégio Web

A glândula mestra

Publicidade

2. A glândula mestra

Hipófise (glândula endócrina situada na base do crânio) denominada pituitária tem formato ovular.

2.1 Localização

A glândula mestra está presente no espaço cavado do osso na base do crânio que se articula com os outros. A glândula está relacionada no hipotálamo por meio de uma haste do trotoipofisário no lado de trás do quiasma óptico. 

2.2 Hormônios da neuroipófise

Estes hormônios são gerados por núcleos da hipófise, fibras, trotoipofisário, neuroipófise, trabalhando no armazenamento de hormônios.

Vasopressina ou antidiurético (ADH)

Vasopressina trabalha com os túbulos renais na qual se torna difícil a passagem de água, ar etc. com isto o organismo aspira uma maior quantidade de água e uma pequena quantidade de urina.

O hormônio antidiurético é livre quando as moléculas se tornam pouco aderentes entre si, exaltando a hipófise na qual enviará estímulos para a neuroipófise.

Os corpos que obtiverem a quebra das fibras ou algum dano no hipotálamo, por conseqüência acarretaram a diabete insípida.

Ocitocina

Responsável pelo retraimento do músculo uterino (músculos lisos) e pela projeção de leite (mioepiteliais) numa possível gravidez. 

2.3 Hormônio da hipófise intermédia

Este hormônio oferece ajuda aos animais contra possíveis ataques de seus predadores, constituído na disseminação dos glóbulos de cor natural na célula da derme.

2.4 Hormônios da hipófise anterior

Os hormônios do crescimento, o tireotrófico, adrenocorticotrófico e gonadotróficos são constituídos através da adenoipófise.

Hormônio somatotrófico (GH)

Somatotrófico condiz com o hormônio do crescimento, caso a criança tenha alguma imperfeição no mesmo, ocasionará o não crescimento, vulgo nanismo, por outro lado caso haja o excesso deste hormônio a criança crescerá demasiadamente, acarretando o gigantismo ou a acromegalia.

Hormônio tireotrófico (TSH)

Este hormônio age controlando a ação da tireóide, fazendo com que ela consiga captar o iodo do plasma, e auxiliando a sintetização dos hormônios, a tiroxina e a triiodotironina, fazendo com que eles fiquem livres no sangue.

Hormônio adrenocorticotrófico (ACTH)

É um hormônio que age estimulando a secreção de glicocorticóides, e atuar sobre alguns tecidos periféricos, bem como na digestão de gorduras. Além disso, participa da pigmentação da pele.

Hormônios gonadotróficos

O hormônio da hipófise tem o poder de dominar os órgãos sexuais, por exemplo, nos femininos ele domina a ovulação, a menstruação, a gravidez e a secreção de leite.

A hipófise é representada por três hormônios:

Luteotrofina (LTH) – produz o crescimento mamário, intervém no aleitamento, e incita uma maior produção de hormônios no organismo.

Hormônio luteinizante (LH) – forma o corpo lúteo na mulher e produz testosterona no homem.

Folículo estimulante (FSH) – na mulher incita o folículo, no homem incita a espermatogênese.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados