Colégio Web

Rins

Publicidade

A unidade morfológica e funcional do rim é chamada de néfron.

Cada rim apresenta mais de 1 milhão de néfrons.

O néfron é constituído pela arteríola aferente, glomérulo de Malpighi, arteríola eferente, cápsula de Bowman, túbulo contornado proximal, alça de Henle e túbulo contornado distal. Os túbulos distais de vários néfrons desembocam em ductos de maior calibre, denominados ductos coletores. Os vários coletores desembocam em canais que terminam na pelve do rim. Da pelve para o ureter, que se dirige para a bexiga urinaria. A urina é formada continuamente no rim e acumulada na bexiga urinária.

A formação da urina, que ocorre nos néfrons, deve-se aos processos: filtração glomerular, reabsorção e secreção tubular.

As arteríolas aferentes levam sangue arterial, rico em uréia, para ser filtrada no néfron.

Os rins estão localizados no abdômen, especificamente em sua parte traseira. São dois órgãos que têm a função de expelir do corpo substancias tóxicas existentes no sangue.

Além disso, os rins eliminam do organismo substancias de medicações, produz a urina, hormônios e glóbulos vermelhos, reduz o excesso de água no organismo, regula a pressão sanguínea. 

Os rins recebem uma grande quantidade de sangue bombardeado pelo coração. Ele chega aos rins através da artéria renal, e depois de ser processado ele retorna ao corpo pela veia renal e eliminam as impurezas pela urina. A urina, por sua vez, sai dos rins e vai até a bexiga, onde ela fica até ser expelida do corpo pela ureta.

Quando os rins não trabalham adequadamente, as impurezas não são eliminadas, e isso faz pessoa de contaminar por uma substancia tóxica chamada de uréia. Por isso, é que os rins são órgãos importantes para a conservação de nossas vidas. 

A excreção humana
 
Nos animais mais evoluídos, a excreção ocorre através de diversos órgãos. No homem, por exemplo, os rins formam a urina, que é uma solução de catabólitos nitrogenados em água; a pele excreta o suor, que é, também, um produto de excreção; o fígado excreta a bile, fluido que contém catabólitos, os pigmentos biliares; os pulmões excretam água e dióxido de carbono.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados