Colégio Web

Tipos de Digestão

Publicidade

3. Tipos de Digestão

Intracelular: ocorre no âmago da célula.
Extracelular: ocorre no canal digestório.
Extra e intracelular: ocorre no canal digestório caminhando para o âmago da célula, no qual se dá o processo final.
Extracorpórea: ocorre fora do interior corpóreo, por exemplo, a aranha.

3.1 Digestão intracelular

Lisossomos são organelas responsáveis pela transformação dos alimentos dentro do aparelho digestivo, ocorrendo no âmago da célula. Caso ocorra algum atrito, esta organela se parte aos pedaços induzindo a ela mesma a digestão.

As organelas de lisossomos se agregam ao fagossomo, ou seja, a célula adere as partículas sólidas trituradas pela boca, constituindo o vacúolo digestivo, órgão excretório das células vegetais.

Após a ingestão do alimento ocorre-se a evacuação do mesmo, quando partículas de fagossomo são ingeridas origina-se o vacúolo autofágico. 

Coanócitos células que prendem os alimentos são viventes nas esponjas, obtendo a aparência de um tubo com um vértice. 

3.2 Digestão extra e intracelular

Ocorre no canal digestório dos mexilhões, celenterados e dos platelmintos, caminhando para o âmago da célula, no qual se dá o processo final. 

O cnidoblasto tem um formato de uma jarra com a parte superior inclinada para baixo, na parte circular é encontrado o nematocisto, que possui uma espécie de toxina relacionada à urtiga.

3.3 Digestão extracelular

Ocorrem no canal digestório, exemplo, a minhoca, os anfioxos, e os vertebrados.

Também ocorrem no ser humano que digere o alimento vindo do externo, já os lisossomos digerem os componentes celulares velhos que devem ser substituídos.

3.4 Digestão extracorpórea

Ocorre fora do interior corpóreo, se constituem na própria vitima, por exemplo, a aranha que suga o líquido do corpo de sua presa.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados