Busca Digite o que você quer buscar:  
Postado em 31/05/2012 18:04, atualizado em 02/12/2015 16:45

Esôfago

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

1O que faz o esôfago humano? Onde fica localizado, quais os aspectos e como ocorre o famoso movimento peristáltico? Essas são algumas informações sobre o esôfago, que funciona como órgão que conduz músculos. Fica aninhado na área extrema inferior da laringo-faringe e superior do estômago. Faz parte da camada digestória e une o estômago à faringe.

Tem como principal objetivo levar a alimentação para a região estomacal. Acaba sendo oco, pois tem diferentes camadas: muscular, submucosa e mucosa. Nesta última, tem tecidos conjuntivos, glândulas mucosas e vasos sanguíneos.  Na região submucosa há glândulas menores que expelem secreções a serem encaminhadas para o esôfago. Nele, elas agem como agente infecioso do meio externo. As camadas musculares se dividem em interna e externa.

O movimento peristáltico ocorre quando o alimento é conduzido ao estômago por meio de contrações involuntárias. São elas que levam os bolos alimentares para a área do estômago.

Na área do esôfago, as doenças mais observadas são: câncer de esôfago decorrente do alcoolismo e tabagismo e refluxo gastroesofágico, uma doença marcado pelo fato dos sucos gástricos atingirem o esôfago.

Funcionamento

O esôfago é um canal muscular com cerca de 23 a 25 cm de comprimento e 2 a 3 cm de largura, estende-se da faringe ao estômago; é a parte mais estreita do tubo digestivo. Desde a origem até a terminação, o esôfago atravessa necessariamente a parte inferior do pescoço, a cavidade torácica, o diafragma e a parte superior da cavidade abdominal. É um órgão situado na linha mediana, na frente da coluna vertebral. Termina lançando-se no estômago ao nível da cárdia.

O bolo alimentar chega ao estômago, empurrado pelas contrações do esôfago, são os chamados movimentos peristálticos, também executados pelo estômago e intestino.


Publicidade

Pela Web

Comentários