Colégio Web

Tipos de sistemas circulatórios e ocorrência

Publicidade

2. Tipos de sistemas circulatórios e ocorrência

Há algumas espécies que possui outro tipo de sistema circulatório em seu corpo. São eles: protistas, poríferos, celentrados, platelmintos e asquelmintos.

Estrela-do-mar tem o mesmo sistema de veias e artérias de uma circulação normal, mas não transporta sangue nestas cavidades, mas sim água do mar.

Medusa têm o mesmo sistema de canais de uma circulação normal, transportando nesses canais a água do mar. 

2.1 Circulação aberta ou lacunar

Neste sistema, o sangue circula em lacunas. Os vasos sanguíneos são transpostos por mais de uma lacuna ou cavidade existente, onde o sangue se desloca e executa a troca de substancias com células dos tecidos próximos. Em seguida, outras lacunas coletam este sangue, enviando ele de volta para o coração

O inseto possui duas cavidades pequenas em seu corpo, seu coração tem o formato de um tubo longínquo e o sangue não conduz a respiração.

Os moluscos, protocordados e invertebrados possuem uma circulação aberta ou lacunar, no caso de haver uma circulação aberta, o animal sofre com a pressão arterial, acarretando um coração frágil.

2.2 Circulação fechada

Ocorre quando o animal possui o impulsionamento da artéria muito alto, e depende do retraimento das suas cavidades e da flexibilidade de suas artérias. Ocorre nos anelídeos, moluscos e vertebrados

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados