Colégio Web

O sistema linfático

Publicidade

9. O sistema linfático

Este sistema é formado pelos vasos e órgãos linfáticos e linfa.
A linfa é um líquido formado pelo plasma sanguineo e pelos glóbulos brancos. Este líquido é recolhido pelos vasos linfáticos e transportado unidirecionalmente para o coração, neste trajeto, a linfa é filtrada pelos gânglios linfáticos, e liberada na corrente sanguinea.

Os capilares linfáticos delgados juntam-se aos vasos linfáticos maiores formando dois dutos: o duto torácico e o duto linfático. Estes dutos desembocam nas artérias subclávias esquerda e direita, respectivamente.

9.1 Hipótese de Starling

A pressão sangüínea e pressão osmótica das substancias protéicas do plasma, determinam a direção em que vai se deslocar o líquido que segue pela corrente sangüínea.

A pressão do sangue por sua vez é de 25mmHg ao sair dos vasos, esta medição é capaz de levar o sangue até o interior das células.

Em relação ao liquido intercelular, há uma grande concentração de plasma sangüíneo, e com isso o interior do vaso apresenta uma grande pressão osmótica. Sendo assim, o líquido se desloca para o interior, passando pela parede capilar. O sangue dos capilares e o líquido dos tecidos apresentam um equilíbrio em relação ao movimento, pois a pressão osmóticas das proteínas plasmáticas é de 25mmHg.

A pressão sangüínea empurra o líquido para o exterior do capilar. E a pressão osmótica das proteínas empurra o líquido que está no espaço intercelular para o interior capilar. 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados