Colégio Web

O automatismo cardíaco

Publicidade

8. O automatismo cardíaco

8.1 Corações miogênicos

O coração possui certo automatismo, é ele quem determinada sua freqüência cardíaca, seus batimentos e sua regeneração de células.

Constituído por varias fibras, o coração tem uma corrente sanguínea rápida, dividido em duas partes ele tem o SA (nódulo sianotrial) e o AV (nódulo atrioventricular).

SA: chamado de marcapasso se origina da freqüência cardíaca.
AV: conduz a freqüência cardíaca até a musculatura atrial do coração, mas de forma retardatária.

Este caminho se dá de cima para baixo possibilitando a contração do sangue na aorta e no pulmão, passando pelo feixe de His, os ventrículos devem estar cheios antes que ele se contraia novamente. 

8.2 Corações neurogênicos

Os batimentos do coração são enviados até a musculatura através do tecido nervoso. Os possuidores deste tipo de coração são alguns vertebrados, insetos e os crustáceos.

8.3 Ação do sistema nervoso autônomo no coração

O nervo simpático instiga as batidas do coração, o nervo parassimpático reduz o ritmo cardíaco, estes dois nervos formam o sistema nervoso autônomo, e fiscalizam os batimentos cardíacos humanos. O nervo vago iniciado no crânio é responsável pela distribuição dos nervos com a função parassimpático, como ele tem a função de reduzir o ritmo cardíaco se houver uma intensidade ocorrerá a parada dos batimentos do coração (parada cardíaca). O nervo simpático tem como função instigar os batimentos do coração, caso haja uma intensidade maior do que a considerada normal ocorre à taquicardia a (aceleração do coração). 

8.4 Pressão máxima ou sistólica

A pressão sistólica é quando uma contração ocorre no ventrículo esquerdo, e o sangue é enviado para o interior da artéria aorta, aumentando a pressão sangüínea.

8.5 Pressão mínima ou diastólica

A pressão diastólica é a diminuição da pressão sangüínea no interior da artéria aorta. Isso ocorre quando o átrio esquerdo envia sangue arterial para o ventrículo esquerdo.

8.6 A hipertensão (pressão alta)

A hipertensão é o aumento da pressão sanguínea dentro das artérias, a pessoa que sofre de hipertensão tem fortes dores de cabeça e até mesmo a perda da visão.

8.7 A hipotensão (pressão baixa)

A hipotensão é a diminuição da pressão sanguínea dentro das artérias, a pessoa que tem esta doença pode sofrer de enjôo, desmaio e etc.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados