Colégio Web

Voyeurismo

2Voyeurismo é uma prática que consiste no indivíduo conseguir obter prazer sexual por meio da observação de outras pessoas. Essas pessoas podem estar envolvidas em atos sexuais, nuas, com roupas íntimas ou com qualquer vestuário que seja apelativo para o indivíduo em questão, o voyeur.

A prática do voyeurismo manifesta-se de várias formas, embora uma das características-chave é que o indivíduo não interage com o objeto (por vezes não ciente de estar sendo observado); em vez disso, observa-o tipicamente a uma relativa distância, talvez escondido, com o auxílio de binóculos, câmeras, etc., o que servirá de estímulo para a masturbação, durante ou após a observação.

No caso dessas pessoas que chegam ao prazer observando pessoas nuas ou relações sexuais, sem o consentimento dos envolvidos, o que realmente importa é o risco. É o perigo de ser “descoberto” que acaba causando excitação nos voyeuristas. Na maioria das vezes, são homens que estão solteiros e que gostam do exercício da masturbação.

Terminologia e patologia

1O termo voyeur está classificado como substantivo masculino e tem origem francesa. A palavra quer dizer “aquele que vê”. Ou seja, não há necessidade de interagir. Apenas de observar, sem participação. O voyeur é aquele que gosta, por exemplo, de fotografar ou gravar momentos de intimidades de outras pessoas. Para alguns pesquisadores, o voyeurismo (também conhecido como mixoscopia) é considerado uma psicopatologia. Tais estudiosos acreditam que a prática acaba sendo um desvio na conduta sexual do individuo, mesmo que essa prática seja considerada normal para a maioria das pessoas.

No cinema, um dos grandes mestres da película inglesa, conhecido como Alfred Hitchcock, trabalhou o tema de forma exemplar. Foi ele quem começou a discutir a polêmica do voyeurismo especialmente em um de seus trabalhos mais comentados. O filme Janela Indiscreta é uma mostra desse tipo de pessoa.

Rodado nos anos 80, outro filme que trata do assunto é Body Double ou Dublê do Corpo. Do diretor Brian De Palma, a película procurar mostrar o tema de forma leve.

Já em períodos mais recentes, também houve uma pesquisa em relação à temática por parte de Michael Haneke. Esse cineasta quis trabalhar na perspectiva das observações sexuais com o filme Caché. De forma mais corriqueira, o italiano Tinto Brass aborda o voyeurismo com bastante humor e inteligência em seus trabalhos.

O indivíduo que percebe-se apreciador de tal prática deve ficar atento aos limites. Quando há excessos, o mais lógico é procurar um médico para analisar o que tem causado tal problema.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados