Com a discussão sobre gênero e opção sexual cada vez mais em alta na mídia, palavras e conceitos como travesti, transsexual, homossexual, bissexual e assexualismo causam confusão em algumas pessoas e também muita curiosidade.

Aqui iremos falar um pouco mais sobre pessoas assexuadas, que são as menos ouvidas e conhecidas dentre todas. Por isso mesmo que muitos não fazem ideia do que o termo significa. Mas não se preocupe, aqui iremos explicar tudo de forma breve e clara.

Se deseja saber mais sobre o assunto, não saia daqui. Continue lendo e descubra mais.

O que é ser assexuado

pessoas assexuadas

O assexuado é aquela pessoa que não apresenta desejo sexual por nenhum dos sexos ou por ninguém. Ele também não sente vontade de fazer sexo e sente-se bem com isso.

É importante ressaltar que a assexualidade não tem nada a ver com a castidade ou com alguma disfunção sexual. A condição não é uma patologia, mas sim uma orientação sexual como qualquer outra, como o homossexualismo ou o heterossexualismo.

Em alguns indivíduos a falta de desejo sexual pode vir acompanhada da falta de atração romântica, além da baixa necessidade de estabelecimento de relacionamentos interpessoais. Outra coisa que é importante lembrar: apesar da falta de desejo, uma pessoa assexuada pode sim se apaixonar por outra e amá-la. Ela apenas está isenta das necessidades sexuais e acredita que um relacionamento romântico não precisa de sexo.

A estimativa que se tem hoje é a de que cerca de 1% da população mundial seja assexuada. Porém, a estatística não é precisa, pois muitas pessoas não se declaram ou tem medo de se declarar assexuadas, o que dificulta a medição exata.

Homossexualismo, assexualismo, bissexualismo e heterossexualismo

Assexualidade

Existem basicamente quatro orientações sexuais ou amorosas que podemos encontrar hoje. É importante não confundi-las e não achar que é apenas uma condição passageira. Opção sexual não se escolhe, apenas se tem, e é importante respeitar cada uma delas. Aqui vamos comentar sobre cada uma em resumo.

O homossexualismo consiste na atração por pessoas do mesmo sexo, ou seja, mulher/mulher ou homem/homem.  Já o bissexualismo consiste na atração por pessoas de ambos os sexos, ou seja, uma pessoa se sente atraída tanto por indivíduos do próprio sexo quanto por aqueles do sexo oposto. E sim, é uma orientação sexual, e não apenas uma confusão passageira.

Já o heterossexualismo é o mais conhecido – e também o menos discriminado da lista. Ele consiste na atração romântica ou sexual por indivíduos do sexo oposto, ou seja, o já conhecido par homem/mulher.

Para terminar o assexualismo consiste na ausência de atração sexual por qualquer um dos sexos e também não veem nenhum problema na falta de excitação sexual, sendo essa apenas um processo natural para eles.

É claro que essas quatro são as orientações mais conhecidas, porém, a cada dia que passa são descobertas cada vez mais novas classificações, como o panssexualismo.

A verdade é que orientação sexual é algo muito difícil de rotular. O importante é sempre respeitar quaisquer que sejam as escolhas de alguém.