Colégio Web

O que é Puberdade?

A puberdade é o período que uma pessoa passa entre a infância e a idade adulta. Mas precisamente, é a fase da adolescência.

É neste período que o corpo começa a sofrer muitas alterações físicas. Os primeiro pelos começam a aparecer, e as indesejáveis espinhas tomam conta do rosto. Nos meninos, a voz engrossa de tal forma que até mesmo ele não a reconhece, e nas meninas, ocorre o desenvolvimento dos seios, e acontece a primeira menstruação.

Nesta fase os meninos produzem a testosterona e as meninas o estrógeno.

O inicio deste período varia de pessoa para pessoa, mas geralmente, nas meninas ocorre entre os 10 e 13 anos, e nos meninos entre 12 e 14 anos.

Mas existe a puberdade precoce e a retardada. A puberdade precoce ocorre quando os sinais aparecem antes dos oito anos nas meninas, e antes dos nove anos nos meninos. E a puberdade retardada ocorre quando há ausência dos sinais após os treze anos nas meninas, e quatorze anos nos meninos.

Esta é uma fase muito complicada para o adolescente, pois ele estará passando por um momento de crise com ele mesmo, e sofrerá muitas alterações no humor. Por isso, é importante que as pessoas que vivem diariamente com o adolescente, conscientizando-os de que essas mudanças são normais e essenciais para o processo de reprodução, e que todas as pessoas passam por essas transformações no corpo. Este tipo de conversa também é importante porque tranqüiliza o adolescente, e passa segurança para ele, evitando que ele entre em crise.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados