Ao descobrirem que serão mães de meninos, as mães e os pais começam a ter uma preocupação e também uma grande dúvida em relação ao pênis do seu futuro neném. Isso porque muitas vezes os pais de primeira viagem conhecem a polêmica discussão em torno do prepúcio do menino, mas não sabem como proceder e muitas vezes não sabem o que ele realmente é.

E é exatamente por isso que reunimos aqui algumas informações que vão ajudar você a entender o que é realmente o prepúcio e também a escolher a melhor maneira de lidar com esta pequena parte do corpo de seu neném.

Ficou curioso? Continue lendo e confira.

O que é como lidar com o prepúcio

Afinal de contas, o que é o prepúcio?

O prepúcio nada mais é do que uma pequena camada de pele extra que recobre a ponta do pênis de todos os meninos. Ela serve basicamente para proteger a ponta do órgão. O que acontece é que existem meninos que são circuncidados e outros que não.

Em resumo, a circuncisão é uma pequena cirurgia realizada para remover essa pequena camada de pele que recobre a ponta do pênis. Este procedimento tanto pode ser realizado por questões culturais, como acontece com os judeus, como também pode ser um procedimento de prevenção – que não é necessário – pois essa pelinha pode inflamar e causar uma doença conhecida como fimose.

Como cuidar do prepúcio do meu bebê

O que é e como lidar com o prepúcio

Caso você tenha escolhido manter o prepúcio do seu bebê, é preciso tomar alguns cuidados para lidar com essa pequena camada de pele. Até que a criança tenha seis meses de idade, não é recomendado tentar puxar o prepúcio para trás sobre o pênis.

Durante este período você deve lavar a região com um sabonete suave durante os banhos e trocar a fralda do bebê com frequência para evitar assaduras.

Passados os seis meses, você já pode começar a puxar o prepúcio sobre o pênis enquanto limpa o mesmo. É importante não forçar a pele para trás, respeitando os limites do corpo do menino. Fazendo isso, limpe a região exposta com água e sabão e seque a pele que fica embaixo do prepúcio. Depois de feita a limpeza, certifique-se que o prepúcio está novamente em seu lugar certo, ou seja, encobrindo o pênis.

É importante ensinar o seu filho, à medida que ele for ficando mais velho, a limpar corretamente o próprio prepúcio.