Colégio Web

Métodos naturais

Os métodos naturais de planejamento familiar, mais comumente conhecido como método da tabela, da temperatura e de billings, não dependem de quaisquer dispositivos ou drogas. 

Método da tabelinha (calendário)

É um método que consiste em anotar durante mais ou menos 1 ano a duração dos ciclos menstruais. Uma vez feita esta contagem, tem de se subtrair ao ciclo mais curto (18 dias) e ao ciclo mais longo (11 dias). 

A partir do momento em que estes resultados estão encontrados, o intervalo entre ambos, do menor para o maior, indica o espaço de tempo no qual a mulher se encontra no período mais fértil dos seus ciclos, onde ocorre a ovulação e é mais provável que aconteça uma gravidez. 

Por exemplo, imaginemos que uma mulher contabilizou o seu ciclo mais curto com 26 dias e o seu ciclo mais longo com 30 dias. Então: 26 – 18 = 8 e 30 – 11 = 19. Quer isto dizer que os dias mais férteis desta mulher são entre o oitavo e o décimo nono dia do ciclo, dias em que não deve ter relações sexuais ou, querendo-o, terá de utilizar um outro método contraceptivo. 

Convém não esquecer que o primeiro dia do ciclo é o primeiro dia em que aparece a menstruação. Este método é bastante falível e não protege das doenças sexualmente transmissíveis.

Método da temperatura
É um método que identifica o período de ovulação da mulher, ou seja, quando ela estará fértil através da verificação da sua temperatura corporal. Dessa forma, quando há aumento de temperatura, que identifica o período fértil, a mulher não deve ter relações sexuais, ou então deve tê-las usando camisinha, para não correr risco de engravidar. 

Para saber a sua temperatura, a mulher deve medi-la, com termômetro, de preferência na boca, na vagina ou no ânus, todos os dias, logo ao acordar, antes de levantar-se, falar ou ingerir alimentos. Anotar, dia a dia, em uma linha essas temperaturas corporais. Quando perceber alteração na temperatura, deve-se evitar as relações sexuais ou tê-las usando camisinha, pois estará em seu período de ovulação, fértil, e poderá engravidar. 

Método de billings 

Durante o ciclo menstrual, a quantidade e características do muco cervical, que determina as características das secreções vaginais, variam da seguinte forma: 

Depois da menstruação, o muco cervical inexiste ou é extremamente escasso e indetectável para a mulher. Este príodo se conhece como o período seco pré-ovulatório e se estende, habitualmente, até o dia 7 a 10 do ciclo. 

O dia em que aparece o muco cervical marca o início do período úmido, que corresponde ao período em que a mulher deve abster-se de relações sexuais vaginais. Durante esse período, o muco cervical começa sendo escaso, turvo e pegajoso e, progressivamente, aumenta em quantidade e elasticidade e fica cada vez mais claro e transparente (como clara de ovo cru). 

O dia do pico estrogénico o muco alcança o máximo em quantidade, limpidez e elasticidade (esse dia é conhecido como o ápice do muco, e depois da ovulação, por ação da progesterona, o muco perde a elasticidade e diminui muito em quantidade até a próxima menstruação.

-A mulher deve examinar, diariamente, a presença ou ausência de secreções vaginais. O casal pode manter relações sexuais vaginais, livremente, até o dia que ela perceber que a vagina está úmida ou observar secreções nos dedos, na roupa íntima ou no papel higiênico. Esse dia corresponde ao início do período úmido, durante o qual o casal deve evitar manter relações sexuais vaginais. 

-O casal deve continuar a evitar as relações sexuais com penetração vaginal durante todo o período úmido até quatro dias após do ápice, ou seja, do dia da máxima elasticidade e limpidez do muco.
Até a próxima menstruação, as secreções continuarão escassas ou inexistentes e o casal poderá ter relações, livremente, até a menstruação. 

-Segundo a descrição clássica do método de Billings, a recomendação é que os casais evitem relações sexuais vaginais durante a menstruação, porque fica difícil verificar as secreções cervicais. Entretanto, as chances de gravidez nos primeiros cinco ou seis dias do ciclo são muito pequenas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados