Colégio Web

Importância do urologista para a vida sexual dos homens

O urologista é o médico responsável por cuidar do trato urinário feminino e masculino, e também do sistema reprodutor masculino. Abaixo, alguns exemplos de como esse especialista é importante para a vida sexual dos homens.

Impotência sexual

Para começar, impotência sexual, ou disfunção erétil, é a dificuldade de manter a ereção do pênis suficientemente para que ocorra a penetração vaginal. É causada por problemas emocionais ou físicos.

Pode estar ligado a problemas como hipertensão arterial, diabetes, descontrole e elevação do colesterol, alterações hormonais e doenças coronarianas.

Junto com o urologista, a paciente vai achar o tratamento mais adequado para ele. Como há várias causas para esse problema, há diversos tipos de recursos para a solução da impotência.

Sexualidade Urologista

Distúrbios Ejaculatórios

Esses distúrbios estão relacionados com a precocidade, a falta ou o atraso da ejaculação, além de ela poder ser dolorida, involuntária ou o esperma acabar saindo pela urina.

Cada um desses tipos ejaculações tem motivos diferentes para se manifestarem. Podendo ocorrer por motivos físicos, como infecções, má formação congênita, lesões, ou motivos psicológicos, como uma educação muito repressora.

Ejaculação Retrógrada

Quando o esperma sai junto com a urina porque foi para na bexiga urinária, é chamado de ejaculação retrógrada. É causada por esclerose múltipla, traumatismos de coluna, neuropatia periférica secundária e diabetes, no caso de ser neurológica. Também pode se manifestar por causa de lesões traumáticas de cirurgias ou por drogas.

Ejaculação Precoce

É caso a ejaculação venha muito cedo durante a relação sexual. Se esse problema ocorrer com frequência, deve haver motivos para preocupação.

Suas causas podem ser psicológicas, como ansiedade, maus hábitos de masturbação, movimentos muito rápidos, pressão sanguínea, preocupação com o desempenho, e físicos, como má formação do perônio (musculo que corta o jato ejaculatório).

A idade também pode influenciar na ocorrência desse distúrbio.

Ejaculação Astênica

É quando o jato ejaculatório vem sem força, saindo lentamente. Este problema está diretamente ligado com a musculatura bulbocavernosa e ísquiocavernosa, geralmente ocorrendo em homens paraplégicos com lesões medulares.

Ejaculação Dolorosa

A dor pode vir antes, durante ou depois da ejaculação, se espalhando pelos testículos e pela virilha, e podendo durar horas ou dias. Se ocorrer antes, pode ser devido a um espasmo prostático. Se for durante, deve ser um sinal de alguma infecção. E se for depois, normalmente tem etiologia psicogênica.

Urologista

Anejaculação

É quando não há ejaculação, a falta completa de esperma ejaculado. Normalmente está ligada a alguma má formação congênita ou lesão no pênis. Também pode estar relacionada a uma educação repressora, rigidez ou experiências traumáticas.

Ejaculação retardada

Ocorre quando a ejaculação demora muita para acontecer durante o ato sexual, ocasionando do retardamento do orgasmo masculino. Sua causa está relacionada ao uso de drogas, como álcool. Mas também pode estar ligada à ansiedade, a uma educação repressora, rejeição pela parceira.

Andrologista ou Urologista?

O andrologista é especializado no sistema reprodutor masculino, enquanto o urologista é mais ligado aos sistemas urinários de ambos os sexos. Os dois são muito confundidos, mas ambos podem ser consultados para casos de disfunções sexuais masculinas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados