Colégio Web

Exame de toque retal: quebrando tabus!

Repleto de preconceito, o exame de toque é algo extremamente necessário para a manutenção da saúde do homem. Isso porque o exame é essencial para a prevenção e detecção do câncer de próstata, um dos tipos de câncer que mais atingem os homens. Em grande parte isso se deve pelo fato do receio e preconceito que muitos homens têm em realizar o exame de próstata.

Porém, a grande verdade é que o exame não é nenhum bicho de sete cabeças e não tem motivo nenhum para ser envolvido por tanto tabu. Exatamente por isso viemos aqui explicar mais sobre o exame e quebrar esse paradigma completamente equivocado que os homens costumam ter em torno do exame de toque.

Ficou curioso? Continue lendo e confira.

Rápido, simples e praticamente indolor

Exame toque retal

O exame de toque deve ser realizado por homens acima de 40 anos, exatamente por esses serem mais suscetíveis ao câncer de próstata. E o exame, tão temido e envolto de tabus, dura no máximo 15 segundos. Sim, só isso. Absolutamente sem motivo para tanto preconceito não é mesmo?

Antes de tudo é preciso pensar que esse procedimento tão simples visa cuidar da sua saúde e bem-estar. E a grande verdade é que toda uma vida saudável vale muito mais do que se render para um simples exame que de tabu não deveria ter nada.

Muito menos complicado do que as pessoas imaginam, o exame dura de 10 a 15 segundos. E ele é feito da seguinte maneira: a única coisa que o médico vai fazer é introduzir o dedo na região retal do paciente apenas para verificar se existe alguma alteração na próstata.

Agora, se o problema é o medo da dor. Fique ainda mais tranquilo. O exame não é doloroso e tudo o que o paciente pode vir a sentir durante a realização do exame de toque é um pequeno incômodo, que não vai durar mais do que 15 segundos.

Exame de toque retal

Uma dica é conversar com a sua mulher antes de ir ao exame, caso você esteja muito apreensivo. Isso porque mulheres são muito mais acostumadas com esse tipo de exame e realizam diversos procedimentos ginecológicos desde novas, então podem dar um suporte a você.

Além do que, elas poderão aconselhar você a tomar a decisão correta, que é realizar o exame. E mostrar que, a grande verdade, é que nada é tão complicado do que parece e que o exame de toque é nada mais do que um exame de rotina.

A realidade é o exame de toque é envolvo por um tabu desnecessário e é tão rápido e simples, que não vale a pena arriscar a detectar um câncer tardio apenas por preconceito ou medo

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados