Colégio Web

Como identificar câncer de testículo em casa

O câncer é a doença do século, isso não é dúvida para ninguém. A doença pode atingir praticamente todas as partes do corpo e geralmente começa de maneira silenciosa, terminando em resultados fatais.

Um dos tipos de câncer mais comuns em homens é o de testículo e costuma afetar pacientes entre 15 e 35 anos.

Conhecidos por serem mais descuidados com a saúde, os homens acabam deixando sinais passar e só reconhecem a doença quando esta já está em um estágio mais avançado e quando o tratamento é muito complicado ou simplesmente não existe.

Por isso reunimos aqui dicas de como identificar o câncer de testículo sem precisar sair de casa.

Sintomas

Cancer Testiculo

Antes de mais nada é preciso conhecer os sintomas que caracterizam o câncer de testículo. Se perceber que possui qualquer um deles, consulte um médico.

Entre os sintomas da doença estão dor ao apalpar os testículos, aumento do tamanho ou do peso do órgão, endurecimento ou amolecimento do mesmo, dor no baixo ventre, dificuldade para urinar, possibilidade de urina com sangue, sensibilidade dos mamilos.

É preciso ressaltar que nem sempre o câncer é acompanhado de dor, principalmente no estágio inicial da doença. O recomendado é que sempre se esteja atento a mudanças na aparência e na textura dos testículos. Ao perceber qualquer alteração, consulte um médico.

É importante realizar regularmente o autoexame testicular para verificar possíveis anomalias. Ele deve ser feito após um banho morno, pois é nesse momento que a pele que envolve os testículos fica mais maleável.

Como realizar o autoexame

Testiculo Cancer

Aproveitando o sucesso do anti-herói mais irônico e desbocado da Marvel, o Deadpool, o personagem foi protagonista de um vídeo que ensina como realizar o autoexame. E até quando está falando de coisa séria, soa irônico.

O vídeo é uma maneira mais explicativa e divertida de aprender a realizar o exame em si mesmo, que é de extrema importância para a detecção do câncer ainda em estágio inicial.

É importante sempre conhecer o seu corpo e procurar um médico ao perceber qualquer sinal de anomalia ou de dores incomuns. A prevenção é o melhor tratamento. Ainda mais quando se trata de uma doença tão séria como o câncer.

Para conferir o vídeo protagonizado pelo Deadpool, clique aqui. O vídeo está em inglês, mas há a opção de legendas do próprio Youtube.

E lembre-se: não importa se você é um adolescente ou já é mais velho, é preciso realizar o autoexame e se cuidar durante toda a vida. Leva apenas alguns minutos e pode, literalmente, salvar você.

Se você ainda não faz, comece agora e se previna. Um pequeno esforço que vale a pena.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados