1A bissexualidade ocorre quando a orientação sexual do indivíduo se desloca para ambos os sexos. Antes, vale esclarecer que sexualidade é o composto de elementos que organiza a vida sexual de uma pessoa. Já a orientação sexual é a preferência desse indivíduo em relação à sua sexualidade.

Todo homem, independente de praticar ou não o sexo, já tem a própria sexualidade desde a infância. É na adolescência que o olhar começa a ser direcionado. Assim, a pessoa começa a definir seu interesse, o que mais lhe atrai no outro. A grande maioria tem orientação para o sexo oposto. Esse seria o comportamento normal? Não.Apenas convencionou-se que seria assim. E o problema está justamente nessa “regra”, pois acaba que quem não se direciona para o sexo oposto passa a ser visto com preconceito. A família e a sociedade passam a condenar alguém que na verdade apenas está escolhendo a sua orientação.

Esse olhar não necessariamente para o sexo oposto pode ser direcionado para alguém do mesmo sexo ou para os dois tipos de sexualidade. O bissexualismo ocorre quando alguém se sente atraído por ambos os sexos. É uma espécie de meio-termo entre o heterossexual e o homossexual.

Preconceito e homofobia

Alguns pesquisadores apontam que o preconceito direcionado ao bissexual pode até ser maior do que aquele direcionado para o indivíduo homossexual, pois o cidadão passa a ser visto como alguém sombrio. Essas pessoas se sentem marginalizadas, pois seus dilemas e dificuldades os colocam quase como leprosos em uma sociedade que se deixa levar tanto pelas aparências.

Muitas discussões estão sendo feitas em diferentes espaços para que tantos rótulos e preconceitos caiam por terra. Ainda assim, muitos desses indivíduos acabam sendo mortos diariamente por terem feito normalmente uma escolha em relação à própria sexualidade. Toda essa carga de preconceito vem de uma sociedade extremamente machista. Assim como se convencionou o racismo no Brasil, também tem se convencionado a existência da homofobia. As alternativas para acabar com esse tipo de preconceito passam por muitos debates, mudanças nas legislações e outras discussões que visem dar garantias a tais cidadãos.

Bissexual: passivo ou ativo?

Uma dúvida constante no assunto da bissexualidade diz respeito aos conceitos de ativo e passivo. Quando um homem é bissexual, pode gostar também de sexo com mulheres. Com a mulher, teremos um parceiro ativo? E as mulheres, como definem essa subclassificação? Não há uma regra fixa em relação a essa questão. Cada pessoa tem a sua preferência e a discute com o parceiro em questão.