Colégio Web

Dia dos Símbolos Nacionais – 18 de setembro

Entenda um pouco mais o que são os símbolos nacionais e a importância de comemorar esta data.

Publicidade

A Bandeira brasileira foi projetada no ano de 1889 por Raimundo Teixeira Mendes, e por Miguel Lemos, nossa bandeira foi desenhada por Décio Vilares, se inspirando na bandeira do império que havia sido desenhada pelo francês Jean Debret.

dia-dos-simbolos-nacionais-2

Atualmente, a esfera azul onde hoje aparece a informação positivista de “ordem e progresso” acabou por substituir a antiga coroa imperial. Nesta esfera está representado o céu do Rio de Janeiro junto da constelação do Cruzeiro do Sul, bem como apareceu no dia 15 de novembro de 1889 dia da Proclamação da república, em contrapartida, foi em 1992 que as leis modificaram as estrelas da bandeira permitindo assim que todos os estados fossem devidamente representados.

A bandeira nacional como um símbolo da pátria permanece hasteada na Praça dos Três Poderes em Brasília. Ela a partir disto foi substituída por uma nova que é hasteada antes que a antiga seja arriada.

Este processo é feito entre os horários dás 8 ás 18hs, o que nada impede que isso venha a acontecer em qualquer hora do dia ou da noite. A bandeira quando estiver exposta á noite, deverá estar bem iluminada.

Qual a importância de comemoração da data do Dia dos Símbolos Nacionais?

É importante citar que o Dia dos Símbolos nacional é uma data muito importante já que representa o Brasil e a identidade da nação no mundo inteiro. A bandeira nacional, as armas nacionais, o selo nacional e o hino são os maiores exemplos dos nossos símbolos nacionais.

dia-dos-simbolos-nacionais

Os símbolos nacionais brasileiros foram estabelecidos e são determinados e regulamentados através de uma lei de número 5.700, de 1 de setembro de 1971.

A partir disto, esta é uma lei que determina todas as especificações que poderão ajudar na padronização de todos os símbolos nacionais como por exemplo os padrões, dimensões, cores, representações, entre uma série de outras coisas.

As escolas se utilizam da data por norma para promover algumas atividades que venham a incentivar os estudantes para reconhecerem a devida importância que os símbolos nacionais representam para a nossa nação.

Esta representatividade é muito importante já que mostra tanto para o Brasil como para o mundo que somos uma nação forte, e temos uma grande identidade cultural que merece ser lembrada e principalmente respeitada por todos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados