Colégio Web

Dia de Cosme e Damião – 27 de setembro

Dara celebra estes importantes irmãos das religiões de matriz africana.

Publicidade

São Cosme e Damião eram dois irmãos de origem árabe, e provavelmente eram gêmeos e residiam nas regiões da Ásia Menor. Eram grandes médicos cristãos e demonstravam uma grande compaixão por pessoas doentes, oferecendo tratamentos e curando pessoas sem cobrar dinheiro algum.

dia-de-cosme-e-damiao

Os irmãos ficaram conhecidos como inimigos das finanças e posteriormente foram acusados de serem contra os deuses romanos. A partir disto, esta situação se tornou uma afronta, e então foram condenados á morte por uma ordem do Imperador Romano Diocleciano, o que teria ocorrido em torno do século
IV d.C.

Infelizmente as atividades cristãs realizadas pelos médicos gêmeos chamaram a atenção de forma negativa para as autoridades locais da época. O que fez com que Deocleciano os perseguisse e assassinasse já que odiava os cristãos que não eram queridos até então pelo Império Romano.

Por não renunciarem seus mandamentos de Deus, sofreram torturas terríveis, e mesmo sendo maltratados de forma cruel não se deixaram abalar na convicção e nunca negaram a sua fé. Reza a lenda ainda que os irmãos foram colocados de costa diante de uma sólida parede para que soldados romanos os atravessasse com flechas, mas eles teriam resistidos as flechadas e pedradas.

A partir disto os militares se obrigaram a recorrer a espadas, para decapitar os mesmos, o que era considerado uma honra de morte reservada somente por cidadãos romanos, eis que esta atitude fez com que eles se tornassem mártires.

Por que é comemorado o Dia de São Cosme e Damião?

dia-de-cosme-e-damiao-2

A data é comemorada no dia 27 de setembro, por diversos seguidores do candomblé, da umbanda, do batuque, entre uma série de outras religiões. É nesta data que praticamente em todo o Brasil existe um hábito de dar doces e brinquedos para as crianças, que se dirigem as ruas para receberem recompensas.

No Brasil os irmãos são conhecidos como santos padroeiros dos médicos e farmacêuticos. Com todo o sincretismo religioso, os negros africanos da época da escravatura acabaram por cultuar a imagem de ambos como se fossem a igualdade dos orixás, representando assim os mesmos pela imagem de irmãos gêmeos.

Pela igreja ortodoxa o dia de São Cosme e Damião é celebrado no dia 1º de novembro.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados