Colégio Web

Dia da Árvore – 21 de Setembro

Publicidade

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore.

Essa data foi criada por John Stirling Morton um lenhador que queria estimular a sociedade a preservar as plantações de árvores.

A sociedade depende das árvores para viver, por isso que John queria preservar isso, pois a devastação iria causar grandes danos ao mundo, ou seja, tanto a vida dos seres humanos, quanto dos animais ficariam ameaçadas.

O dia da árvore é comemorado há mais de 30 anos na chegada da primavera, pois é nesta estação que as plantas se recuperam dos dias frios do inverno.

Árvore é um vegetal de tronco lenhoso cujos ramos só saem a certa altura do solo. As árvores são muito importantes para a produção do oxigênio e gás carbônico.

Elas têm a função de absorver até 250 litros de água por dia, sendo muito importante para a retirada dos poluentes do ar, pois no processo de transpiração das árvores as partículas de água se aderem aos poluentes que serão transportados e acumulados nas nuvens quando então cairão sob a forma de chuva.

A madeira da árvore também é utilizada para fabricar utensilhos de uso interno ou externo, além de ser usada como lenha e fabricação de armas. Além disso, outros produtos como a celulose são retiradas e usadas como matéria-prima de papel, cortiça, resinas, látex para fabricar borrachas, gomas e taninos. E as frtíferas são usadas para alimentação.

Algumas curiosidades sobre as árvores:

– Pela Lei nº 6.607, de 7 de Dezembro de 1978, o Pau-Brasil foi declarado Árvore Nacional do Brasil;

– Cerca de 95% dos brasileiros nunca viram um Pau-Brasil;

– A árvore mais velha do Brasil, com mais de 3000 anos, é um Jequitibá-Rosa, situado no Parque Estadual do Vassununga em Santa Rita do Passa Quatro, no estado de São Paulo.

– Encontra-se no Rio Grande do Norte, o maior cajueiro do mundo, que se extende por uma área de aproximadamente 8500 m²

– Em Porto Velho – RO existe um Ipê-Amarelo que foi cortado para servir de poste de iluminação urbana, mas com os anos, o Ipê criou raízes e floresceu. Atualmente, a companhia de energia já retirou os fios e iluminação da árvore e passou para um poste de concreto ao lado da árvore.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados