Colégio Web

Reino Fungi

Publicidade

4. Reino Fungi

Este reino é composto pelos fungos, eles são eucariontes e heterótrofos, podem viver na água ou em meio terrestre, desde que a matéria orgânica seja predominante. Para que eles obtenham a matéria orgânica eles precisam ter três tipos de relacionamentos com os seres humanos:

– Nutri-se de restos de seres vivos, que chamamos de saprofitismo;

– Associar-se com outro ser, que chamamos de mutualismo;

– Alimentar-se de substâncias orgânicas do corpo de animais ou plantas vivas, que chamamos de parasitismo.

Eles estão divididos em dois grupos: eumicetos e mixomicetos. 

1. Eumicetos

Grande parte dos fungos são eumicetos, que são os fungos verdadeiros, como, bolores, mofo, levedo, etc., que estão divididos em: Ficomicetos e Ascomicetos.

Ficomicetos

São as formas de fungos, conhecidas como bolor, ou seja, que causam o mofo ou bolor em certos alimentos. Quando algum alimento está embolorado, chamamos a região do bolor de corpo de frutificação, pois é nesta região que o fungo se reproduz. São formados por filamentos chamados hifas, que é por onde o alimento é absorvido, quando se tem muitas hifas juntas, damos o nome de micélios. 

Ascomicetos

A classe dos ascomicetos é a que possui mais espécies de fungos.

Em relação às formas existem as microscopias e as macroscópicas.

Esta classe envolve o gênero Saccharomyces, que é o levedo, usado na produção de bebidas alcoólicas, e na fermentação de pães e bolos. Os Saccharomyces possuem uma forma microscopia.

Dentre os Ascomicetos de forma macroscópica, temos o Penicillium, o Aspergilus e a Neurospora.
A maioria deles são comestíveis, por exemplo, o Penicillium está presente na fabricação de antibióticos, o Aspergilus está em grão como milho e arroz.
Suas estruturas reprodutivas são chamadas de ascos, que constituem os esporos chamados de ascósporos.

Basidiomicetos

Os Basidiomicetos são pluricelulares, que possuem estruturas reprodutivas chamadas de basídios.
Nas extremidades dos Basidiomicetos estão localizados quatro esporos, chamados de basidiósporos, mais conhecidos como cogumelos.

As hifas que formam o micélio são dicarióticas, ou seja, todas as suas células possuem dois núcleos.

O cogumelo de chapéu e as orelhas de pau constituem a classe dos Basidiomicetos. 

Cogumelo de chapéu Orelhas de pau

 
Deuteromicetos

Estes fungos são imperfeitos, pois não se sabe ao certo em qual categoria eles se enquadram. O que se sabe é que algumas dessas espécies podem causar doenças como a micose, tanto nos seres humanos como nos vegetais, as micoses humanas são: a frieira, o sapinho e as micoses de pele, já nos vegetais podem causar doenças como as “ferrugens”.

2. Mixomicetos

Estes fungos não são tão complexos em relação as suas espécies. Não são em qualquer ambiente que os Mixomicetos podem viver, somente em locais terrestres e úmidos, e que tenha folhas, troncos em decomposição.
É constituído de carotenóides, o que permite a pigmentação vermelha e amarela.

Seu corpo é formado por plasmódios pluricelulares, que com sua membrana que emite pseudópodes, permite o seu deslocamento.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados