Colégio Web

O primeiro Ministério Imperial

Publicidade

2. O Primeiro Ministério Imperial 

O Primeiro Ministério do Segundo Reinado ficou conhecido como “ministério dos irmãos”, pois era formado pelos liberais maioristas, os irmãos Andrada (Antônio Carlos e Martim Francisco) e os irmãos Cavalcanti (Albuquerque e Suassuna) e pelo líder do Clube da Joana, Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho. 

Dentre todas as suas medidas, a que mais se destacou foi a tentativa de pacificação do país, que concedia a anistia aos envolvidos em rebeliões do período que se antecedeu. 

No entanto, o Ministério encontrou a resistência da Câmara, que era composta em grande parte por conservadores, que fecharam o caminho das deliberações executivas. Mas finalmente, o problema foi solucionado, quando o Imperador desagregou a Câmara dos Deputados, e fez a convocação de novas eleições, onde seriam eleitos os novos membros da Câmara. 

Os liberais, por sua vez, temendo perder o poder, utilizaram nas eleições medidas de opressão eleitoral, conhecidas como “eleições do cacete” que eram fraudes e violência física utilizadas pelos liberais para vencer as eleições de outubro de 1840. Os capangas contratados pelos liberais invadiram os locais de votação, a cacetadas. Evidentemente os liberais venceram tal eleição.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados