Colégio Web

A Conferência de Cairo

1A Conferência do Cairo foi uma reunião ocorrida em novembro de 1943, na capital do Egito, entre Roosevelt (presidente dos EUA), Churchill (primeiro ministro-inglês) e Chiang Kai-Chek (presidente da China).

Publicidade

O objetivo desse encontro era decidir o destino do império japonês, após a vitória da Ásia sobre o Japão.

Ficou decidido que a China ficaria com todos os territórios tomados pelo Japão durante a guerra sino-japonesa. Os países tomados pelo Japão na Ásia reconquistaram a sua independência.

1994: decisões sobre direitos humanos

Já a Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD) foi promovida no Egito, na cidade do Cairo, em 1994. Ali, diferentes governos passaram a discutir aspectos importantes dos direitos humanos e das mulheres. Algumas das deliberações:

Promover igualdade de gênero
Eliminar a violência contra as mulheres
Garantias dos direitos reprodutivos
Reduções das mortalidades maternas e infantis.

Os representantes das diferentes nações também organizaram um programa, com duração de 20 anos, para que todas as nações estivessem aptas a cumprir demandas na saúde e melhoria da qualidade de vida das mulheres. O desenvolvimento social como prioridade em tais ações.

Entre os objetivos mundiais estavam as mudanças, até 2015, para que a saúde reprodutiva fosse de acesso universal. Aí incluídos a saúde sexual e o planejamento das famílias. Educação primária também precisava ser prioridade para que a taxa de escolarização estivesse em níveis adequados para meninos e meninas. A redução dos bebes natimortos também precisava ser definida como prioridade. Até com crianças de 5 anos, bem como a redução das mortes de mães.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados