Colégio Web

Vantagens e desvantagens de cortar o glúten da dieta

Publicidade

Na busca por um corpo mais enxuto e por uma melhor qualidade de vida, muita gente opta por realizar o corte de alguns nutrientes de sua alimentação. O glúten é uma das substâncias que mais vem recebendo desistentes.

O problema é que nem todo mundo tem a necessidade de cortar de vez esse nutriente, e se para alguns ele representa uma boa opção para enxugar as medidas, para outras pessoas o seu corte pode, inclusive, dificultar a perda de peso.

O glúten nada mais é do que uma proteína que esta presente no centeio, na aveia (neste caso apenas com contaminação cruzada), no trigo e também na cevada. Ele funciona como o item que “afofa” alguns produtos industrializados e que é comumente usado em massas, pães e bolos.

Mas você sabe quais as vantagens e as desvantagens de cortar o glúten do seu cardápio? Abaixo listamos algumas delas.

Vantagens e desvantagens de cortar o glúten da dieta

Vantagens de cortar o glúten

– Adeus dificuldade de digestão: Os especialistas afirmam que mesmo que não exista um estudo específico na área, o uso exagerado de glúten pela indústria de alimentos faz com que muitas pessoas tenham algum problema com a substância. O mais comum é que o excesso de glúten dificulte o processo digestivo, fazendo com que a pessoa inche de forma mais rápida.

– Menos calorias: Os produtos que contém glúten são normalmente os mais calóricos, como sorvetes, requeijão e bolachas recheadas, além dos já citados bolos, massas e pães. Isso fará com que você diminua suas medidas e consiga perder peso de forma mais rápida.

– Menor risco de inflamação no organismo: A obesidade é um processo inflamatório pelo qual nosso organismo passa, e o glúten é visto como um dos vilões desse processo. Por isso, o corte dessa substância pode render uma melhora nesse quesito.

cortar o glúten da dieta

Desvantagens de cortar o glúten

– Ganho de peso: Isso só acontece com pessoas que não tem nenhum problema com a substância, mas a cortam acreditando que só assim perderão peso. O problema é que ao retirar todos os alimentos que possuem glúten do cardápio, você pode acabar sentindo mais fome e comendo em excesso, engordando.

– Produtos mais caros: Um dos problemas mais comuns na hora de cortar o glúten do cardápio esta nos preços dos produtos que são usados para substituir os alimentos como macarrão, pães, entre outros. Isso acontece por conta pela grande quantidade de dietas da moda que afirmam que o corte dessa substância irá facilitar o emagrecimento, tornando assim esses alimentos verdadeiras “febres”.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados