Colégio Web

Troque o açúcar refinado por frutas!

Publicidade

A alimentação humana costuma ser bastante variada, contendo substâncias que fazem muito bem à saúde e que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo e outras que podem ser muito prejudiciais mas que atraem pelo seu sabor, tornando muito difícil para as pessoas resistirem à tentação mesmo sabendo dos possíveis riscos do consumo em excesso. O açúcar é o melhor exemplo disso.

Ainda que se saiba que o açúcar em excesso na dieta pode causar diversos efeitos prejudiciais à saúde e também levar ao aumento de peso, é fácil encontrar quem passe dos limites e acabe se arrependendo depois. As frutas, por outro lado, oferecem toda uma nova diversidade de sabores e ainda fazem somente o bem para a saúde, sendo uma escolha muito melhor de consumo do que doces.

Desvantagens do açúcar

Açúcar Refinado

O açúcar está muito presente em grande parte dos alimentos industrializados que são consumidos diariamente. O excesso dele pode provocar enjoo e também causar danos colaterais mais duradouros, como fazer com que os dentes fiquem sujos e criem cáries e também promove o aumento de peso de pessoas que comem muito açúcar diariamente.

Apesar de ser importante para que o organismo possa gerar energia para que o corpo possa funcionar, o excesso de açúcar não costuma trazer muito mais benefício que isso além de dar uma sensação de felicidade à pessoa que o consome, mas que logo desaparece e para que volte necessita do consumo de mais açúcar, criando um ciclo vicioso.

Benefícios das frutas

As frutas são colhidas facilmente diretamente da natureza, uma fonte rica e abundante que precisa de pouca intervenção do ser humano. Elas têm o benefício de possuir as principais substâncias necessárias para o bom funcionamento do organismo humano. Sendo naturais, o consumo excessivo delas não costuma causar efeitos colaterais desagradáveis como o açúcar. Além disso, as frutas mais doces possuem sua própria quantidade de açúcar em boa dosagem para o consumo humano.

As frutas ainda possuem uma variedade enorme de sabores que atendem a todos os gostos, não sendo enjoativos e podendo ser todas misturadas para fazer uma deliciosa salada de frutas que cai muito melhor como sobremesa do que um doce, podendo ser consumida todos os dias entre as refeições sem preocupações. As frutas são muito usadas para compor ótimas dietas por quem quer perder peso.

Frutas Açúcar

Por que trocar o açúcar pelas frutas?

O açúcar consumido diariamente, que vai no café, nos doces e em muito mais coisas é obtido industrialmente, sendo bastante manipulado pelo ser humano e recebendo diversos preparos que o tornam um produto útil porém bastante desvantajoso na alimentação por seu consumo em excesso causar mal estar e também o acúmulo de gordura. As frutas, por outro lado, podem ser consumidas em qualquer ocasião e sem os efeitos indesejados característicos do açúcar, mas ainda suprindo a necessidade por um alimento doce.

Formas de trocar o açúcar pelas frutas

O açúcar pode ser um vício para muitas pessoas que consomem doces diariamente ou outras formas do produto. O recomendado é ir diminuindo gradativamente a quantidade usada para se acostumar com a falta dela na dieta. As frutas podem ser inseridas na alimentação diária em diversas formas, como em sua forma natural mas também em sucos e saladas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados