Colégio Web

TOC: Transtorno Obsessivo Compulsivo

Publicidade

O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) ou Distúrbio Obsessivo Compulsivo (DOC) é um transtorno mental os chamados transtornos de ansiedade. Esses transtornos são caracterizados por pensamentos obsessivos e compulsivos no qual a pessoa tem comportamentos estranhos, ela sofre alterações em seus pensamentos e em suas emoções, de modo que ela acaba desenvolvendo rituais ou manias, compulsões, repetições de algum ato, evitações extremas, dúvidas ou preocupações excessivas, medo descontrolado, desconforto insuportável, aflição, culpa e até depressão. São atos incontroláveis ou dificilmente controláveis.

Uma das características mais comum são as obsessões, pensamentos ou impulsos que tomam conta da mente da pessoa, causando uma sensação de ansiedade ou desconforto. Ocorrem também as compulsões ou rituais que são comportamentos espontâneos e repetitivos que servem como uma fuga ou alivio para a sensação de aflição que é causada pela obsessão.

Podemos afirmar que compulsões ou rituais são comportamentos ou atos mentais voluntários e repetitivos, executados em resposta a obsessão, ou em virtude de regras que devem ser seguidas rigidamente. A obsessão é um impulso que invade a mente da pessoa de uma forma compulsiva e persistente, palavras, frases, números, músicas, etc., são sentidas como inconveniente causando reações de medo, angustia, culpa ou desconforto. Mesmo que a pessoa não queira, na maioria das vezes ela não consegue parar de pensar nestas coisas mesmo que sejam absurdos ou coisas quase impossíveis de acontecer. Ela chega aos rituais e as compulsões com uma tentativa de afastar esses pensamentos obsessivos.

Algumas compulsões mais comuns:

  • Lavar a mão constantemente
  • Compulsão por limpar tudo
  • Verificação excessiva de tudo que faz
  • Contar tudo que se passa ao seu redor como prédios, quarteirões, carros, etc.
  • Repetir palavras especiais ou frases
  • Mania por ordem, que leva a pessoa a organizar tudo sem suportar ver nada “fora do normal”

Tratamento

O tratamento para o TOC é feito a base de medicamentos também utilizados em casos de depressão, utiliza-se também uma modalidade de terapia, a chamada terapia cognitivo-comportamental (TCC), acompanhamento com psicólogos etc.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados