Colégio Web

Suar não é sinônimo de emagrecimento!

Publicidade

A área da saúde é um campo que está em constante evolução. Graças à tecnologia, ela pôde evoluir mais rapidamente nas últimas décadas e trazer diversas informações a todas as pessoas. O grande problema foi o conflito criado sobre as ideias antigas com as ideias mais recentes, alimentando mais mitos ou rejeitando novas informações.

Um desses é relacionado ao suor. Muitas pessoas acreditam que suar é necessário para a perda de peso. Além disso, acreditam que quanto mais suar, mais estará queimando gordura e mais próximo está de uma boa saúde.

Não poderiam estar mais errados! Você pode conferir abaixo um pouco mais sobre esta curiosidade e mito infundado.

Mito do suor e a perda de peso

Suar não é sinônimo de emagrecimento

Não há muito bem uma data para a criação do mito da perda de peso baseado no suor, mas sabe-se que ela foi bastante poderosa nas décadas de 70 e 80, quando o fisiculturismo estava no seu auge.

Eles acreditavam em diversas ideias deturpadas, pois naquela época não existiam muitos estudos e tudo era feito na base do teste e das alterações visuais. Ao verem que ao suar, ficavam mais definidos, e acreditavam que este emagrecia, portanto diziam isso e tudo se espalha muito facilmente.

Suar diminui o peso, sim!

Uma coisa é certa: o ato de suar diminui, sim, o seu peso. Suba em uma balança antes de correr e depois de correr. Verá que houve alteração em gramas, seja de 100 gramas ou 200. Pronto, você emagreceu!

Calma, não é bem assim. A verdade é que o suor vem de dentro de nós, logo, se você o perdeu, diminuiu sua massa total também. O grande problema, na verdade, é que o suor é composto de água. Então, você desidratou estes 100 ou 200 gramas!

Ao se alimentar ou tomar água, o corpo absorverá todo o líquido para dentro das células e você voltará a ter o mesmo peso de antes de correr. Não adianta, também, correr e não se hidratar; é ilógico.

Hidratação é essencial!

O corpo precisa de água em grande quantidade. Quanto mais, melhor! Ele limpa todo o organismo, auxilia em todas as ações do corpo e por aí vai. Você sabia que a água ajuda a emagrecer?

O líquido que fica entre nossas células não faz bem para a saúde. É ela que chamamos de retenção hídrica, ou seja, nos incham, aumentam o peso e nos faz parecer mais gordos. Ao beber bastante água, o corpo excretará este líquido e você perderá peso.

Cuidado com o excesso de calor!

Portanto, evite passar calor desnecessariamente, pois a desidratação causa muitos problemas e, de modo algum, levará ao emagrecimento. Não utilize roupas de frio em dias de calor apenas para suar e “perder peso”.

Não levará à perda saudável, não trará benefícios para a saúde e pode levar a problemas de desidratação, que causam diversos problemas, como, por exemplo, desmaio ou morte.

Com o corpo não se brinca. Esqueça-se dos mitos e prenda-se no que a ciência está nos provando a cada dia!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados