Colégio Web

Soja e suas propriedades

Publicidade

Cultivar hábitos saudáveis é importante para qualquer pessoa levar a vida com mais qualidade e equilíbrio. Nesse sentido, saber escolher bem os alimentos e conhecer suas propriedades é uma obrigação para quem quer viver mais e melhor.

Nesse artigo, vamos conhecer sobre a história da soja, suas propriedades e os seus benefícios para ter mente e corpo sadios.

História da Soja

Não sabemos ao certo desde quando a soja era cultivada, mas estudiosos alegam que a origem da soja é muito antiga e foi, primeiramente, cultivada pelos povos  asiáticos, mais especificamente na China.

A partir do século XV, outros países como o Japão, a Indonésia, as Filipinas, o Vietnã, a Birmânia, o Nepal e a Índia também passaram a cultivar a soja.

Somente no século XX, ela se tornou popular nos países do ocidente pelas suas propriedades nutricionais.

No Brasil, a soja é cultivada com grande êxito devido as condições favoráveis do nosso ecossistema. O cultivo possibilitou ao povo brasileiro o enriquecimento da dieta alimentar.

Benefícios da soja para a saúde

Diversos são os benefícios que a soja possui para a saúde humana. Ela auxilia no combate ao colesterol, à osteoporose, ao diabetes, doenças cardiovasculares, ajuda no tratamento de alguns tipos de câncer e ameniza alguns sintomas da menopausa.

Soja

Propriedades da soja

Vários estudos foram realizados para comprovar os benefícios e as propriedades contidas na soja para auxiliar nos tratamentos e aliviar os sintomas de diversas doenças.

Os estudiosos encontraram na soja uma substância chamada isoflavona. É um hormonio de origem vegetal, que por conter propriedades antioxidantes ajuda a prevenir alguns tipos de câncer,  doenças crônicas e alivia os sintomas da menopausa (perfeito repositor hormonal sendo 100% natural).

A soja é um alimento altamente nutritivo, pois é fonte de proteína, fibras, ferro, magnésio, fósforo, potássio, selênio, vitaminas A, D, B2, B6 e K.

O ferro é importante para combater doenças como a anemia, é essencial na formação de glóbulos vermelhos no sangue; o fósforo atua no fortalecimento dos ossos contribuindo e evitando doenças como a osteoporose; o magnésio contribui e aumenta o sistema imunológico. As vitaminas do complexo B, como a B1 e B6, atuam no desenvolvimento emocional e neurológico no ser humano.

Onde a soja está presente?

A soja é o mais rico vegetal da natureza.  Na indústria diversos produtos são fabricados a base dela. Podemos encontra-la o ano todo, e é cultivada no Brasil, graças às condições de clima e solo considerados favoráveis.

  • Com os grãos de soja podemos fazer deliciosos pratos;
  • O Tofu é o leite de soja coalhado, também muito utilizado;
  • O leite de soja serve na fabricação de bebidas, misturados com água ou com sucos de frutas aromatizados;
  • A farinha de soja é usada na fabricação de pães e massas;
  • O Shoyu é um molho de soja fermentado usado para temperar;
  • O óleo de soja é usado na preparação de alimentos na cozinha, substituindo a gordura animal (banha e manteiga), anteriormente, utilizados;
  • O farelo de soja é usado na alimentação de animais, como ração;
  •  A soja é usada na fabricação de biodiesel e na indústria de cosméticos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados