Colégio Web

Sintomas da apendicite

Publicidade

Apendicite é uma inflamação considerada como emergência médica, que pode levar à morte se não for diagnosticada e tratada a tempo. O apêndice é um pequeno órgão linfático, localizado no início do intestino grosso, região conhecida como ceco. As causas da inflamação do apêndice ainda não são precisas, assim como sua função no corpo humano, mas acredita-se que na maioria dos casos ela ocorre por conta de uma obstrução no interior do apêndice, geralmente causada por fezes endurecidas que se instalam no interior do órgão causando a inflamação.

Principais sintomas da apendicite

Sintomas Apendicite

Os sintomas são diversos e às vezes podem ser confundidos com outros tipos de infecção, portanto o diagnóstico preciso feito por um médico é essencial para a resolução do problema, que só é  resolvido através de uma cirurgia de retirada do apêndice. Os seguintes sintomas devem ser considerados:

  • Dor súbita abdominal, normalmente  ao redor do umbigo ou pontual, forte e contínua no lado direito da parte baixa do abdômen, aumentando sua intensidade conforme o tempo passa.
  • Falta de apetite e consequentemente falência do intestino, que para de funcionar por conta da infecção.
  • Febre baixa, delírio e desmaio.
  • Apatia, náusea e vômitos frequentes.

A evolução da doença é caracterizada pelo rompimento do apêndice, fazendo com que o conteúdo repleto de bactérias nocivas ao corpo humano se espalhe pela cavidade abdominal, atingindo outros órgãos e causando infecção dos mesmos. Por conta disso, é importante que ao sentir algum sintoma a pessoa procure ajuda médica emergencial, para que a cirurgia possa ser feita antes do rompimento do órgão.

Sintomas da apendicite

Se o diagnóstico for feito de forma precoce, a cirurgia será rápida, pois apesar da emergência, apendicite é uma doença facilmente curável. Por conta disso, mesmo ocorrendo dúvidas se o paciente está ou não sofrendo de apendicite, mesmo com exames complementares, é recomendado que a cirurgia seja feita mesmo assim, para que a dúvida não se torne uma emergência ainda maior ou um caso de óbito. O apêndice infectado pode se romper em menos de 24 horas, por isso e importante que a cirurgia seja feita mesmo sem a certeza da apendicite.

Se o órgão já estiver se rompido e causar um abscesso, o médico normalmente irá aplicar antibióticos no paciente antes mesmo da cirurgia, impedindo que a infecção se espalhe para outras regiões do corpo. Procurar ajuda médica assim que sentir dores abaixo do abdômen e não recusar ficar internado enquanto exames são concluídos é essencial para salvar sua vida em casos de apendicite.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados