Colégio Web

Saúde Ocular – os cuidados para enxergar bem!

Publicidade

Cuidar da visão é importante e fundamental para a saúde dos nossos olhos em qualquer idade. Todos precisam ter cuidados para evitar alguns problemas e doenças que possam levar até a cegueira.

Saiba mais sobre algumas doenças e cuidados essenciais para ter um olhar saudável e marcante.

Doenças oculares

O estresse pode causar várias doenças e inúmeros problemas que comprometem os olhos como a baixa visão repentina.

A catarata é uma doença que causa o envelhecimento do cristal do olho. É um processo natural e a doença se desenvolve de forma lenta. Todas as pessoas com o avanço da idade pode desenvolver a doença. Atualmente, existe cirurgia para o tratamento e cura da doença. O Governo faz várias campanhas de prevenção da doença e mutirão para a realização da cirurgia.

A diabetes é uma doença que se não tratada adequadamente pode causar a cegueira. Quem tem a doença deve controlar de forma rigorosa a taxa de glicemia, reduzindo as chances de complicações da doença. Essa cegueira é irreversível, ou seja, não há processo cirúrgico que retorne a visão.

O glaucoma é uma doença congênita. Crianças também podem nascer com a doença, mas um bom médico consegue identificar a doença ainda no berçário.

Doenças Oculares

Cuidados para prevenir doenças e transtornos desnecessários

  • Coçar os olhos com força, pois pode causar o deslocamento da retina. Nesse caso, prefira colocar um algodão ou papel umedecido nos olhos;
  • Moderar o uso da TV e do computador. O uso excessivo pode causar a conhecida vista cansada. Nesse caso, somente o uso de óculos resolveria o problema indicado por um especialista.
  • Ler dentro de veículos em movimento. Para algumas pessoas a leitura é contraindicada nessa condição, pode prejudicar o labirinto, estrutura que temos no ouvido e provocar náuseas, tonturas, dor de cabeça e grande desconforto.

Cuidados essenciais

  • Uso de lentes de contato – a desinfecção das lentes é muito importante para ter olhos saudáveis e enxergar bem. Várias doenças podem ocorrer nos olhos se as lentes de contato estiverem contaminadas.
    Existem várias marcas e produtos de qualidade, mas você deve ter cuidado! É sempre recomendável consultar um especialista (oftalmologista) para a prescrição do melhor produto. Alguns produtos podem ocasionar sérias alergias e irritações.
  • Lubrificar os olhos – com a poluição, a poeira, e a permanência em ambientes fechados ou com ar condicionado causam o ressecamento dos olhos. É importante o uso de um lubrificante recomendado por um oftalmologista.
  • Usar óculos escuros quando expostos ao sol. O uso de óculos escuros é indicado quando sentimos algum desconforto e a exposição ao sol. Recomendamos o uso de óculos escuros de excelente qualidade para não ferir a retina quando expostos ao sol.
  • Para maior conforto e descanso dos olhos recomendamos que após o banho coloque nos olhos algodão banhados com chá de camomila. O chá de camomila tem ação calmante e relaxante. É ótimo para as indesejáveis olheiras e “bolsas” nos olhos. Você pode preparar o chá rapidamente e se quiser pode apreciar o aroma e o sabor do chá.

Lembre-se que o nosso olhar é a porta de entrada para um mundo melhor e colorido!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados