Colégio Web

Retrospectiva: descoberta da AIDS completa 31 anos

Publicidade

A AIDS é uma doença que ainda é motivo de muito tabu e até mesmo alvo de preconceito. Sua descoberta se deu há exatos 31 anos e desde então muitos enfermos puderam ter a possibilidade de descobrir o resultado positivo da doença e buscar tratamento.

Embora ela não tenha cura, a doença pode ser tratada e o paciente pode levar uma vida normal, contando sempre com alguns cuidados diários, além de fazer o tratamento. Com o seu aniversário da data de descoberta, vou te levar a uma rápida recordação e também reflexão sobre a história. Confira!

Como a AIDS foi descoberta?

descoberta AIDS completa 31 anos

Há exatos 31 anos, no dia 23 de abril de 1981, o Centro de Controle de Doenças de Atlanta, nos Estados Unidos, tinha acabado de descobrir uma doença muito séria e que chocou a todos.

O centro observou que cinco jovens homossexuais estavam com uma estranha pneumonia que até o momento somente afetava pessoas com o sistema imunológico muito debilitado. Com isso, depois de um mês, os médicos pesquisadores conseguiram realizar um diagnóstico de um câncer de pele em aproximadamente 26 homossexuais americanos. E por isso, na época começou a falar de “câncer gay”.

Porém, somente no ano seguinte que a doença recebeu o nome de AIDS, que significa a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Sida.  Porém, desde então ainda não foi encontrada a cura para a doença, mas o fato é que existe tratamento e as pessoas que são soro positivo podem levar uma vida normal. Nos dias de hoje, a epidemia de AIDS continua a ser um dos grandes desafios para a saúde global, já que muitas pessoas possuem a doença e ainda não fizeram o diagnóstico. Existem, aproximadamente, 33 milhões de pessoas que hoje em dia vivem com HIV em todo o mundo.

descoberta da AIDS completa 31 anos

Uma curiosidade que ronda o universo desta doença tão indesejada é que a AIDS embora seja extremamente maléfica para o organismo, sua descoberta foi capaz de trazer algo positivo para a saúde. Antes de descobrir a doença, o controle dos bancos de sangue eram péssimos, e com a doença, foi realizado uma discussão sobre essa realidade. Assim, foram realizados desde então diversos tipos de novas adaptações relacionada aos bancos de sangue e também em tudo que se refere à saúde.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados