Colégio Web

Receitas de máscaras capilares com óleos essenciais

Publicidade

Você quer deixar seus fios capilares protegidos? A melhor alternativa para uma proteção saudável está nas máscaras capilares. Estes produtos, muito consumidos no mercado pelos que se preocupam com seus fios de cabelos, são preparações cosméticas com ação condicionante.

A hidratação é mais um dos muitos benefícios proporcionados pela máscara capilar com óleos essenciais.

Quem deseja realizar um tratamento intensivo e adequado para os cabelos recorre às máscaras capilares. Justamente por ser um produto cujo objetivo é hidratar, elas estão voltadas para cabelos extremamente secos, porosos e danificados. São muitos os princípios ativos que, aliados, proporcionam resultados positivos, tais como:

  • Emolientes;
  • Proteínas;
  • Polímeros Catiônicos;
  • Extratos vegetais.

Sistemas Capilares

Entenda como atuam as máscaras capilares

Diga-se de passagem, que o setor de produtos cosméticos como as máscaras capilares com óleos essenciais faz com que o Brasil assuma a terceira colocação entre os países que mais investem no setor, ficando atrás apenas dos EUA e China.

As máscaras capilares hidratam o cabelo ao selar a cutícula capilar. O córtex fica mais protegido interiormente, devido aos elementos do produto. A ação condicionante das máscaras capilares também melhora a retenção hídrica no fio, muito comum no processo de envelhecimento, ou seja, todos, sem exceção estão sujeitos ao efeito.

Entendendo o sistema capilar

A proteína insolúvel, conhecida como queratina, constitui a maior parte da composição capilar. Além dessa substância, também estão presentes água associada. Outros ingredientes e elementos também encontrados são:

  • Lipídeos;
  • Pigmentos;
  • Carbono;
  • Oxigênio;
  • Nitrogênio;
  • Hidrogênio;

Receitas máscaras capilares com óleos essenciais

Ao se observar uma fibra capilar, nota-se que há três estruturas distintas que o compõem. Estas fibras são importantes para a devida estrutura desenvolvida naturalmente a um indivíduo completamente saudável, que são:

  • Medula (localizada no centro do cabelo);
  • Cutícula (localizada na região externa do fio);
  • Córtex (que fica entre a medula e a cutícula).

Há algumas características que são comuns em cabelos oleosos, étnicos, porosos e secos. No oleosos a atenção está na velocidade com que chegam a este estado, assim como para seu peso e volume que ambos são maiores.

Já no que se refere ao crespo, a haste fica torcida, com recorrentes variações no diâmetro por toda a extensão do fio e de fácil rompimento. Nos secos a principal característica está na rebeldia capilar, sendo de difícil uso através de pentes, já que são ásperos e quebradiços, apresentando alta sensibilidade a produtos químicos.

A importância dos óleos essenciais nas máscaras

As máscaras capilares com óleos essenciais são ideais para o combate de oleosidade, porosidade, secura entre outros que possam atingir os cabelos. Óleos de argan, coco e abacate são alguns muito presentes nas máscaras, devido aos seus altos graus de hidratação, por períodos prolongados.

Seus benefícios muitas vezes não se limitam apenas aos cabelos. Pessoas que apresentem problemas de saúde como pressão arterial, estresse ou até mesmos dores musculares são beneficiados pelo uso da máscara capilar com óleos essenciais justamente por terem os efeitos destas respectivas doenças reduzidas.

Contudo, é importante consultar um profissional da área da saúde para verificar se os produtos trazem os devidos benefícios sem que outros possam ser criados. Nem sempre um benefício para alguém pode ser o mesmo para outro.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados