Colégio Web

Psoríase – Definição, sintomas e tratamento

Publicidade

A beleza facial é um tema bem discutido na mídia e já foi estabelecido e definido um padrão de beleza brasileiro. A mulher tem que estar bela e com o corpo sarado todos os dias e em todas as idades, em teoria.

Não é apenas a pele que merece cuidados, mas também os cabelos e as unhas. Percebemos essa preocupação nos comerciais em que mulheres bonitas expõem os cabelos e a pele maravilhosa sem manchas e qualquer imperfeição. Agora imagine como se sente uma pessoa que sofre com essa doença que prejudica a pele, as unhas e o couro cabeludo. Vamos conhecer mais sobre a psoríase!

O que é psoríase?

É uma doença que afeta mais de 70% da população brasileira, e é cada dia mais comum nos consultórios médicos. Essa doença não possui cura, mas pode ser tratada aliviando os seus sintomas. É uma inflamação que ocorre na pele e está relacionada a outras doenças como obesidade, depressão e hipertensão.

Psoriase

Sintomas da psoríase

Dores nas articulações, coceira na pele e no couro cabeludo, enfraquecimento das unhas, pele avermelhada, lesões, pele ressecada e rachada.

Tipos mais raros de psoríase

Psoríase eritodérmica é o tipo da doença que atinge todo o corpo com manchas vermelhas que coçam e ardem intensamente. É uma doença que desencadeia queimaduras graves e tratamentos mais tempestivos de forma a controlar a doença.

Psoríase pustulosa é a forma mais rara da doença e ocorrem manchas em todas as partes do corpo, inclusive nas mãos, pé e dedos. Desenvolve-se rapidamente com a formação de bolhas cheias de pus. Essas bolhas crescem e ficam vermelhas; dentro de algumas horas estão cheias de pus que secam em dois dias, mas que reaparecem dentro de alguns dias ou semanas. Essa doença pode ser generalizada causando febre, calafrios, coceira intensa, fadiga, além de incomodo e desconforto muito grande.

Tratamento para psoríase

Psoriase Doença

Essa é uma doença que não possui cura! Existe tratamento para o alívio de seus sintomas de forma temporária, amenizando-os apenas.

O tratamento adequado vai depender da extensão da doença e sua gravidade. Para os casos mais comuns e mais brandos, utilizamos pomadas com corticoides tópicos, cremes emolientes, ceratolíticos e creme hidratante local. Em casos mais graves, é preciso o uso de anti-inflamatórios.

Em qualquer situação, um especialista deve ser consultado para a indicação do melhor tratamento. Previna-se!

Prevenção para psoríase

Para a prevenção é preciso sempre limpar a pele, ao redor das áreas dos olhos, das dobras secando sempre muito bem, evitando que fiquem úmidas. Não use qualquer tipo de creme! É preciso a indicação por um especialista que indicará o correto para cada tipo de pele.

A alimentação saudável e a pratica de atividade física também são forma de prevenção de doenças de pele.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados