A dislexia é um dos problemas que mais atingem os estudantes brasileiros e também um dos problemas que mais passam despercebidos por pais e professores, que costumam achar que o mau rendimento do aluno é fruto de desatenção, falta de dedicação ou mesmo falta de inteligência do aluno.

Porém, tudo isso é um problema real que deve ser analisado e tratado da melhor maneira possível. E para ajudar pais que tenham filhos com dislexia ou outras pessoas que desejam se informar mais sobre o assunto, separamos aqui os principais problemas e dificuldades que a dislexia traz para o aprendizado da criança e do adolescente.

Antes de qualquer coisa, o que é a dislexia?

A dislexia é uma condição com a qual a criança nasce que consiste em uma dificuldade na aprendizagem, tanto no nível de velocidade de aprendizado – que é mais lento – quanto na qualidade da aquisição de determinadas habilidades, especialmente de leitura, escrita, fala e orientação espacial, entre muitos outros.

Dislexia Aprendizado

A causa da dislexia não é algo que está completamente definido, mas que está relacionada ao processamento das informações por parte da criança, que ocorre de maneira diferente em quem é afetado com o distúrbio.

Geralmente a dislexia é percebida logo no início da alfabetização e, como mencionamos acima, pode ser confundida com inteligência baixa ou desmotivação da criança.

Dificuldades causadas pela dislexia

Para descobrir se o seu filho sofre de dislexia ou não, é preciso ficar atento a algumas características que são comuns a quem sofre do distúrbio. Caso perceba qualquer uma delas, é importante levar o seu filho para consultar um médico, que vai confirmar ou não o diagnóstico com precisão.

Pessoas que sofrem com dislexia têm, desde o início do processo de alfabetização, dificuldades com a linguagem, dificuldade na hora de escrever, dificuldade com a parte ortográfica da língua e também lentidão na aprendizagem da leitura.

Dislexia

Uma das primeiras características apresentadas por crianças com dislexia é a dispersão. Ou seja, elas possuem dificuldade na hora de manter a atenção durante as atividades apresentadas em sala de aula.

É importante ressaltar que a dislexia não tem nenhuma ligação com nenhum tipo de retardo ou de deficiência mental e não é nenhum indicador de futuras dificuldades tanto no ramo acadêmico quanto na área profissional.

Ela precisa ser diagnosticada o quanto antes, tudo para não provocar um desinteresse da criança nos estudos, que pode causar frustrações futuras. A dislexia é apenas uma dificuldade de apreensão, que nada se relaciona com inteligência baixa.

Para se ter uma ideia, crianças disléxicas costumam mostrar bons resultados em testes de lógica e de atividades cognitivas, apresentando muitas vezes inteligência acima da média. Que não costuma ser apreendida por causa da dificuldade com elementos linguísticos, como leitura e escrita.