Colégio Web

Prevenção do câncer de mama

Publicidade

A prevenção contra o câncer de mama teve o seu inicio por volta da década de 90, pois muitas mulheres foram acometidas pela doença. Nessa época, nos Estados Unidos, iniciou-se uma campanha para a prevenção do câncer de mama pela Fundação Susan G. Komen, uma das maiores organizações de pesquisa e prevenção do câncer de mama, e teve como símbolo o laço cor-de-rosa. Todos os anos é realizada uma “Corrida pela Cura” da doença.

Outubro foi eleito o mês de prevenção contra o câncer de mama. Esse mês já é conhecido no Brasil como “Outubro Rosa”. Durante todo o mês várias ações ocorreram com a participação do Ministério da Saúde juntamente com vários órgãos e entidades, a fim de detectar de forma precoce o câncer de mama.

O objetivo maior da campanha durante todo o mês é de prevenir e informar as mulheres sobre a importância da realização do exame de mama, assim como a visita ao médico para a realização de exames pelo menos uma vez ao ano.

É importante que as mulheres saibam e se conscientizem sobre os exames que devem ser realizados, o diagnóstico, o tratamento e principalmente o apoio psicológico que a mulher pode receber.

Durante a campanha é mostrado às conquistas e avanços obtidos para a cura da doença, além de reflexões e ações que devem ser observadas por todos.

Esse tipo de doença pode ter cura se diagnosticada no inicio, por esse motivo é fundamental a realização dos exames preventivos.

Cancer de Mama

Pesquisas

O câncer de mama é a doença que mais ameaça as mulheres em todo o mundo. No Brasil, no ano passado, ocorreram cerca de 52.680 casos novos da doença. De acordo com as estimativas, em cada 100 mil mulheres, projeta-se 52 casos da doença.

Pelos quatro cantos do Brasil a doença atinge o primeiro lugar entre a doença que atinge as mulheres, seguida pelo câncer do colo do útero.

Exame clínico

Mama Cancer

É fundamental que todos os anos mulheres com mais de 35 anos procurem um médico que realize o exame das mamas para melhor diagnóstico.

O exame é por meio da mamografia. Esse exame é simples e indolor, realizado por um especialista na área da saúde. Ele consiste na radiografia da mama que é capaz de mostrar lesões desde a fase inicial e muito pequenas, permitindo a prevenção e detecção do câncer de mama. Esse exame é realizado em um aparelho de raio X apropriado que recebe o nome de mamógrafo. No exame, a mama é comprimida fornecendo imagens, que permitam um diagnóstico satisfatório. A mulher sofre apenas um desconforto que é suportável e que pode salvar a sua vida.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados