Colégio Web

Por que temos sangramento nasal?

Publicidade

Pelo menos uma vez na vida todo mundo já enfrentou a situação bastante desagradável de estar tranquilo em algum lugar e de repente sentir o nariz começar a sangrar. Nesses momentos a primeira coisa que vem a cabeça é correr para o banheiro e tentar estancar o sangramento, seja apertando o nariz, seja levantando a cabeça, cada um a sua maneira.

O mais impressionante é que sangramentos nasais na maioria das vezes acontecem sem motivo aparente, começando do nada quando menos esperamos. Mas a verdade é que os sangramentos nasais podem ser causados por uma grande diversidade de fatores.

E é exatamente para que você entenda porque isso acontece que reunimos aqui uma série de informações sobre o assunto. Ficou curioso para saber mais? Continue lendo e confira.

Quais os fatores que causam o sangramento do nariz?

Por que temos sangramento nasal

Praticamente todo mundo já sofreu com sangramentos nasais inesperados, que chegam quando a gente menos espera e sem avisar antes. E ao contrário do que muita gente pensa, eles têm sim um motivo de acontecer e não são simplesmente aleatórios.

Como o nariz possui diversos vasos sanguíneos bem pequenos que se encontram perto da superfície e são facilmente danificáveis, o nariz muitas vezes acaba apresentando um sangramento. Entre as causas mais comuns de sangramento estão o ar seco, que resseca as membranas presentes no nariz as deixando mais suscetíveis a infecções e sangramentos e também cutucar o nariz com o dedo.

Entre outras causas bastante comuns estão sinusite aguda ou crônica, alergia, utilização de anticoagulantes, exposição a irritantes químicos, uso de cocaína, resfriado, desvio de septo, rinite não alérgica, traumas no nariz e diversas outras. E ao contrário do que muita gente pensa, não existe uma relação cientificamente comprovada entre sangramentos nasais e hipertensão arterial. A única coisa que estudos realmente confirmaram é que, caso você já sofre com hemorragias nasais, a hipertensão arterial pode prolongar essa hemorragia, mas não causá-la.

Ao perceber que seu nariz está sangrando, a primeira coisa que você deve fazer é se sentar ereto e se inclinar para frente. Dessa forma você vai desestimular o sangramento reduzindo a pressão sanguínea e também vai evitar a ingestão de sangue.

sangramento nasal

Feito isso, aperte o seu nariz e respire pela boca por cerca de cinco a dez minutos. Isso vai fazer com que o seu septo nasal seja pressionado e o fluxo de sangue seja interrompido. E para que o sangramento não volte, é recomendado evitar assuar o nariz e não curvar o corpo, se lembrando de manter a cabeça acima do nível do coração por várias horas após o sangramento.

Caso os sangramentos sejam muito frequentes e intensos, é importante que você consulte um médico.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados