Colégio Web

Por que o sistema imunológico é tão importante?

O sistema imunológico tem a finalidade de proteger o nosso organismo dos agentes nocivos, evitando as doenças. Confira mais detalhes e proteja-se!

Publicidade

Você está muito bem, mas, subitamente, sente aquela sensação de não querer fazer nada, um mal estar chegando, uma tristeza, uma melancolia, sensação de estresse, problemas na pele e no couro cabeludo? Todos esses sintomas indicam que alguma coisa não vai nada bem com o sistema de defesa do nosso corpo.  Você já se perguntou por que isso acontece? Por que não ficamos doentes a todo o momento? Como o nosso corpo reage a agentes estranhos? Vamos entender melhor como o nosso organismo funciona!

O que é sistema imunológico?

Podemos nomear o sistema imunológico como sistema imunitário. Se observarmos no dicionário, os sinônimos da palavra imune é livre ou isento. Sendo assim, o nosso sistema imunológico trabalha para nos manter livres ou isentos de agentes nocivos a nossa saúde, como os microrganismos (vírus, bactérias, fungos e parasitas) que se instalam em nosso organismo ocasionando diversas doenças ou ainda substâncias tóxicas (veneno de animais). Essas substâncias estranhas ao organismo recebem o nome de antígeno.

O sistema imunológico tem a finalidade de proteger o nosso organismo desses agentes nocivos, evitando as doenças. Esses microrganismos travam dentro de nosso organismo uma grande batalha. Os nossos órgãos internos são revestidos de membranas e pele dando maior segurança ao nosso corpo, porém agentes “do mal” são capazes de ultrapassar essa proteção, invadindo o nosso sistema. Como podemos nos livrar deles?

Sistema Imunologico

No nosso corpo, os órgãos possuem várias funções, assim como os glóbulos brancos, que também possuem a função de proteger o nosso organismo de agentes invasores. Os glóbulos brancos são células localizadas no sangue. Elas estão dentro de nosso organismo e possuem várias funções: algumas de encontrar e ingerir os agentes invasores (células macrófagos); e outras possuem a função de ativar e avisar as outras células do agente invasor e destroir as células que foram invadidas por esses microrganismos (linfócitos). Os linfócitos são células que produzem os anticorpos para combater os microrganismos. Existem várias doenças e para cada tipo de doença, os linfócitos produzem um tipo de anticorpos, destruindo os agentes invasores. Todo esse processo recebe o nome de resposta imune.

Quando um médico entra em ação?

Muitas vezes, o nosso sistema imunológico não consegue sozinho combater os agentes invasores, e nesse caso o nosso corpo demonstra sinais de que algo está errado. As doenças aparecem, como é o caso de inflamações, infecções e alergias. Um desses sinais é a febre, dores no corpo, desânimo, dores de cabeça, dores musculares, entre outros sintomas.

Nesses casos, é necessário que um especialista (médico) examine o paciente para diagnosticar qual o agente causador, medicando com o uso de remédios como anti-inflamatórios e antibióticos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados